19.04.2017 • Cozinha

5 cuidados para ter com porcelana

Engana-se quem pensa que a decoração de uma casa se resume apenas à mobília, às cores das paredes e aos revestimentos escolhidos para os ambientes. Saiba que além desses detalhes, investir em louças de qualidade e peças de porcelana podem transformar a sua cozinha.

Afinal de contas, o material reúne versatilidade, beleza e elegância na medida certa. Não é à toa que essas peças se tornaram a preferência de inúmeras pessoas na hora de dar um toque pessoal e repleto de estilo em seus lares. Mas você sabe quais os cuidados precisa ter com essas peças?

Se não sabe ainda, fique tranquilo! Neste post, mostraremos dicas para cuidar adequadamente dos itens. Acompanhe!

Quais os cuidados devo ter com peças de porcelana?

1. Tirar a poeira periodicamente

Os produtos de porcelana normalmente são mais usados em ocasiões especiais, como encontros de parentes e amigos ou reuniões com convidados em sua casa, não é mesmo? Devido a isso, eles acabam integrando a decoração do ambiente.

E é por isso mesmo que muita gente investe em modelos com adornos e detalhes que aumentem o seu apelo estético. Porém, o tempo que eles passam apenas como acessórios decorativos, mesmo que curto, é suficiente para acumular poeira e sujeira.

Portanto, é fundamental, periodicamente, verificar a aparência deles. Para remover o pó acumulado, você pode utilizar tecidos de microfibra secos, que efetivamente retiram as impurezas, em vez de apenas espalhá-las ao redor da peça. Escovas de cerdas leves também podem ser utilizadas na limpeza dos itens, especialmente nas reentrâncias e nas cavidades dos ornamentos.

2. Guardar os itens em local apropriado

Além de limpar, é preciso guardar a porcelana de maneira adequada para a sua correta conservação. O que significa não armazená-la junto com as louças para uso diário na cozinha, mas sim em um espaço reservado apenas para ela.

O canto deve ter altura mediana, boa disposição e fácil acesso para permitir que as peças possam ser retiradas e colocadas com facilidade, sem causar danos às outras peças e, principalmente, sem que você ou outro membro da família corra o risco de derrubar e quebrar uma parte do conjunto por acidente.

Uma dica para facilitar a organização é separar por utensílios iguais, isto é, pratos rasos de um lado, pratos fundos do outro, xícaras com seus respectivos pires e assim por diante.

3. Evitar variação de temperatura durante a lavagem e secagem

Por serem delicadas, as peças de porcelana geralmente demandam uma rotina de limpeza que as higienize sem abrir mão do zelo necessário para garantir a sua conservação e a sua proteção.

Um dos principais cuidados básicos nesse processo é evitar mudanças bruscas de temperatura. Ou seja, evite lavá-las em água fria ou quente e depois colocá-las sobre uma superfície com temperatura oposta, como uma pia de mármore.

Outro ponto importante é que produtos banhados com metal podem descascar caso tenham contato com o calor. Ao terminar a lavagem, coloque cada item para secar sobre folhas de papel toalha.

Por fim, outras dicas importantes para a lavagem dos itens são:

  • não usar lã de aço, apenas uma esponja macia para retirar os resíduos de alimentos;
  • usar um detergente suave ou, se possível, neutro durante a lavagem;
  • não usar água sanitária ou outros produtos químicos pesados que deteriorem o material.

4. Retirar marcas, riscos e manchas da forma apropriada

Quem tem porcelana em casa sabe que esse material está sujeito a marcas e manchas de bebida e comida, especialmente quando usado com mais frequência. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, é possível retirá-las sem causar danos aos itens. Para isso, você pode contar com métodos caseiros simples e práticos.

Por exemplo: ao lavar suas peças, umedeça a esponja e utilize-a para espalhar suavemente um pouco de bicarbonato de sódio — que tem efeito abrasivo — sobre a superfície das louças.

Caso não funcione, opte por uma solução contendo sal e vinagre branco. Deixe as peças de molho por cerca de 30 minutos. Esse será o tempo suficiente para a ação do ácido acético presente na mistura.

Em seguida, basta lavá-las normalmente. Além disso, você também pode usar produtos específicos para lavar porcelana, pois eles contêm peróxido entre seus componentes.

Para remover riscos recentes causados pela utilização de talheres, é indicado usar saponáceos. Se forem riscos mais fortes, o melhor é apostar no uso de semorin ou outro produto antiferrugem para a sua total remoção. Mas vale lembrar que a aplicação desses elementos não deve passar de alguns segundos para não danificar a peça.

5. Estar atento ao levar as peças ao forno, micro-ondas e máquina de lavar

Além dos cuidados citados anteriormente, é importante estar atento ao colocar a porcelana em fornos, micro-ondas e máquinas de lavar. Afinal, muitas pessoas não sabem se é possível utilizar peças desse material nos eletrodomésticos.

Quanto ao micro-ondas, a resposta não é totalmente positiva nem negativa. Isso acontece porque aquelas peças brancas comuns marcadas como resistentes ou que são refratárias podem ser utilizadas sem problemas.

Contudo, as que possuem decalque e, principalmente, componentes metálicos decorativos, como prata, platina ou ouro, devem ser evitadas para que não ocorram danos aos aspectos físico e estético do item.

O mesmo é válido para o forno, onde apenas os acessórios refratários, como as travessas, podem ser utilizados sem sofrer qualquer tipo de prejuízo.

No caso da máquina de lavar louças, você precisa avaliar se é viável usá-la na limpeza da porcelana. Além do tamanho de algumas peças, que pode ser incompatível com o eletrodoméstico, é necessário evitar aquelas com decalques e filetes coloridos, seja em platina, prata ou ouro, pois podem sofrer danos que prejudiquem e desgastem seus detalhes.

As peças de porcelana são, sem dúvidas, itens de muito bom gosto e requinte, que ajudam a deixar sua casa ainda mais bonita e convidativa para amigos e familiares. Você viu que para conservá-las, basta seguir recomendações simples, não é mesmo?

Gostou do nosso post? Siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe mais dicas para o seu lar, estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe seu comentário!