06.04.2017 • Cozinha

5 dicas para escolher boas panelas

A cozinha é o ambiente mais gostoso da casa. É nesse espaço que a comida é preparada e onde, muitas vezes, a família se reúne para fazer as refeições do dia. Por ser tão especial, a cozinha merece toda atenção na hora de ser equipada, o que envolve a escolha dos móveis, eletrodomésticos, utensílios e, claro, das panelas.

Por falar em panelas, elas são verdadeiras protagonistas no preparo das refeições. Úteis, versáteis e funcionais, elas embelezam o espaço e tornam a cozinha ainda mais convidativa e aconchegante.

Os amantes da culinária dão muito valor às panelas, mas mesmo quem cozinha só de vez em quando não pode viver sem elas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher as melhores panelas para sua cozinha. Vem ver!

1. Monte um kit básico de panelas

Panelas são itens indispensáveis no dia a dia, e todo mundo que cozinha precisa delas, em maior ou menor grau. Para que você não passe aperto na cozinha, é fundamental ter um kit básico com boas panelas para cozinhar. Esse kit inclui:

  • 1 panela de pressão para preparar feijão e carnes;
  • 1 frigideira pequena, de 8 polegadas, para fazer omeletes, ovos fritos, pão na chapa e tapioca;
  • 1 frigideira funda e grande, com 12 polegadas, para grelhar ou fritar bifes, além de esquentar porções de comida;
  • 1 frigideira grande e rasa, com 12 polegadas, para o preparo de panquecas e afins;
  • 2 caçarolas de tamanhos variados para fazer arroz, cozinhar vegetais e preparar sobremesas.

Caso você goste de inovar na cozinha, vale a pena investir em outros modelos e tamanhos de panelas, como chaleiras e caldeirões. Não tenha pressa, você pode ir aumentando seu acervo conforme a necessidade.

Agora, se você precisa de mais praticidade para o cotidiano, os conjuntos de panelas podem ser uma boa opção, pois já vêm com o básico para montar sua cozinha.

2. Conheça bem cada tipo de panela

Existem diversos tipos de panela no mercado, cada um com sua funcionalidade específica. Na hora de escolher as panelas para equipar sua cozinha, leve em consideração os materiais das peças, bem como seus prós e contras. Para te ajudar nessa tarefa, listamos as principais opções disponíveis:

Teflon

As panelas de teflon são as queridinhas da atualidade. Antiaderentes, possuem uma espécie de película que impede que os alimentos grudem. Esse tipo de material é bastante seguro para os seres humanos, no entanto, a temperatura não deve exceder 260 graus.

Cerâmica

As panelas de cerâmica possuem um visual diferenciado e, portanto, são capazes de deixar a decoração da cozinha ainda mais bonita. Por outro lado, são menos resistentes, mais quebradiças e tendem a ficar menos antiaderentes quando mal utilizadas.

Alumínio

Altamente duráveis, as panelas de alumínio oferecem a vantagem de esquentar com bastante facilidade, o que aumenta a praticidade e agilidade na cozinha. Para completar, esses modelos são fáceis de higienizar.

Inox

Panelas de inox possuem boa condutibilidade de calor, além de alta durabilidade. Apesar dessas vantagens, é importante controlar a temperatura para evitar que a comida grude. Isso costuma acontecer quando panelas de inox são aquecidas em temperaturas muito elevadas.

Cobre

São lindas muito utilizadas para decoração. Porém, o maior problema desse tipo de panela é que ela não serve para o preparo de alimentos muito ácidos, já que a acidez faz com que o cobre seja liberado e forme o zinabre, que é tóxico para a saúde. Sendo assim, não cozinhe com panelas de cobre.

Ferro

As panelas de ferro são boas condutoras e retentoras de calor, sendo ideais para cozinhar pratos de longo cozimento. Segundo especialistas, as panelas de ferro liberam substâncias benéficas para a saúde durante o cozimento.

Barro

Mais incomuns no dia a dia, as panelas de barro são usadas frequentemente em restaurantes de culinária regional – e para lembrar aquele gostinho de comida do interior. Por manter o calor por muito tempo, ela possibilita que a comida seja servida na própria panela. Isso mesmo! Do fogão direto para a mesa.

Vidro

As panelas de vidro são diferentes e sofisticadas, podendo ser levadas à mesa sem medo de fazer feio para os convidados. Por conta da transparência, é possível ver o alimento enquanto cozinha, sem a necessidade de abrir a panela. Mas o melhor de tudo é que ela não passa resíduos para a comida e aquece bem rápido.

3. Pense na beleza da panela

Quem não gosta de ter panelas bonitas equipando e decorando a cozinha? O prazer em cozinhar com elas até aumenta, concorda? Por essas e outras, na hora de escolher panelas, é fundamental observar a estética do produto.

Analise não apenas seu formato e tamanho, mas também as cores, o design do cabo, os detalhes da tampa, etc. Vale conferir se o acabamento é fosco ou brilhante, se o estilo de decoração é moderno ou tradicional, se a panela combina com sua cozinha e demais utensílios, e por aí vai. Todos esses aspectos devem influenciar na sua decisão.

4. Considere o tipo de fogão que você tem

Mas o que o tipo de fogão tem a ver com a panela? Tudo! O modelo de fogão que você tem em casa impacta diretamente a escolha das panelas.

No caso das cooktops, por exemplo, é recomendável optar por peças com fundo chato. Modelos em aço inox, de preferência magnéticos, também são bem-vindos, pois aderem bem ao fogão e minimizam as chances da panela escorregar. Para os demais tipos de fogão, todas as panelas funcionam.

5. Opte por panelas de qualidade

Muito mais do que o prazer da refeição, é a saúde de toda a sua família que estará em jogo no momento de cozinhar. Então, é importante escolher panelas de qualidade, de marcas confiáveis, com bom acabamento, boa reputação no mercado e matérias-primas de alto padrão.

Assim, antes de comprar uma panela, veja a opinião de outros consumidores, analise os diferenciais do modelo desejado e busque informações consistentes sobre a durabilidade e resistência do produto.

E aí, gostou das nossas dicas para escolher as melhores panelas para sua cozinha? Para ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos como este, nos acompanhe no Facebook e no Instagram. Até a próxima!

Deixe seu comentário!