11.04.2018 • Cozinha

Aprenda a defumar em casa com estas 3 dicas

Certamente, quem gosta de cozinhar e aprender diferentes técnicas de preparo de alimentos já pesquisou sobre a defumação e, principalmente, como defumar em casa. Afinal, a comida — que é exposta à fumaça proveniente da queima de serragem aromática ou carvão com especiarias — não apenas pode ser conservada por mais tempo, como fica muito mais suculenta e com um aroma inconfundível.

Porém, a pergunta que fica é: como fazer esse processo em casa quando não se tem o equipamento específico? Foi pensando nisso que reunimos três dicas que vão ajudá-lo nessa missão de substituir um defumador e, ainda assim, alcançar os mesmos resultados. Acompanhe!

1. Use carvão com papel alumínio no forno convencional

A primeira dica é usar o forno convencional da sua cozinha e criar um “efeito estufa” no interior dele. Para isso, você vai precisar de duas assadeiras. Em um delas, forre o fundo com papel alumínio e acrescente o carvão sobre ele — lembrando de espalhar bem o material para que ele não fique concentrado em um só canto.

Já na que sobrar, coloque o alimento. Leve ambas ao forno previamente aquecido — colocando, é claro, a da comida em cima — e deixe assar pelo tempo habitual. Enquanto isso ocorre, a proteína animal ou os vegetais serão defumados.

2. Invista em uma panela defumadora

Não tem muito tempo e prefere um método mais prático para defumar em casa, especialmente para refeições de preparo rápido para a correria da semana? Sem problemas! Você pode investir em uma panela defumadora. Na prática, ela é bastante similar a uma panela comum (como uma caçarola), porém, tem alguns diferenciais.

Seu fundo, por exemplo, é removível para que você possa inserir serragem. Além disso, ela conta com uma grelha — que a divide da parte superior — na qual você vai dispor os alimentos. Feito isso, é só tampá-la e deixar que a fumaça dê aquele toque especial ao preparo do seu almoço ou jantar.

3. Aposte em líquidos defumadores

Por fim, há uma terceira dica para quem não quer recorrer à utilização dos materiais mencionados ao longo deste post para defumar em casa: apostar em um líquido defumador (ou fumaça líquida, como também é conhecido). Você deve estar se perguntando: mas o que é esse produto? Bem, de uma forma resumida, ele nada mais é do que a fumaça obtida da queima da serragem ou até mesmo da madeira que passa do vapor para o estado líquido em um processo químico chamado condensação.

Por esse motivo, você não precisa recorrer a essa etapa da defumação. Ao contrário, basta marinar as carnes, legumes e afins em uma travessa e depois grelhar ou assá-los. Simples, não é?

E então, gostou das nossas dicas sobre como defumar em casa? Então experimente cada um desses métodos e veja com o qual você mais se identifica e tem habilidade. Assim, vai ser mais fácil caprichar na hora de elaborar um prato novo e surpreender seus amigos e familiares!

E já que falamos sobre cozinhar, que tal aprender uma receita de hambúrguer gourmet? Até a próxima!

Deixe seu comentário!