28.07.2017 • Cozinha

Como harmonizar vinho com fondue

Com a chegada dos dias mais friozinhos, é normal buscar por comidas e bebidas saborosas, requintadas e que possam ser bem apreciadas juntas. Um bom exemplo é a combinação de vinho com fondue, que proporciona incríveis sensações ao paladar e que possui aromas irresistíveis.

A dupla é ideal para comemorações com amigos, familiares ou um encontro a dois. Se você tem interesse no assunto, continue com essa leitura e saiba mais!

4 dicas para combinar vinho com fondue

Normalmente, existem dois tipos principais de fondue: o doce, feito com base de chocolate; e o salgado, com base de diferentes tipos de queijos. Por isso, a harmonização com o vinho vai acontecer de acordo com os elementos que vão complementar a preparação, ou seja, que serão usados juntamente com o creme já pronto, como pãezinhos, carnes e frutas.

Com base nisso, vamos apresentar nesse post como é possível criar essa combinação e algumas dicas infalíveis para você não errar e ainda surpreender a todos os seus convidados. Vamos lá?

1. Fondue de queijo acompanhado de torradinhas

Considerado um dos tipos mais clássicos, o fondue feito a partir dos queijos emmental e gruyere e acompanhado com torradinhas, croutons ou, até mesmo, pedaços cortados de pão fresco, pode ser uma ótima opção para ser harmonizado com vinhos brancos, normalmente de alta acidez, como o Chardonnay.

Entretanto, se você optar por usar queijos de sabor mais pronunciado, como o gorgonzola, é válido utilizar um vinho tinto mais robusto e que tenha um sabor mais intenso, como o Merlot.

2. Fondue de queijo acompanhado de cubos de carne bovina

Os cubos de carne grelhada estão entre os acompanhamentos mais apreciados para o fondue de queijo. Essa harmonização deve ser feita, principalmente, com vinhos tintos. Para as carnes mais magras e macias, como o filé mignon, prefira rótulos com menos taninos, preservando o sabor de toda a preparação, como o Pinot Noir.

Caso você prefira uma carne com um teor de gordura um pouco mais elevado, como o contrafilé, a ideia é buscar por vinhos de sabor mais encorpado, como o Merlot, o Shiraz e o Cabernet Sauvignon.

3. Fondue de queijo com cubos de frango ou frutos do mar

O frango é uma carne leve e de sabor suave, assim como são os frutos do mar (camarão, lula, crustáceos e polvo, por exemplo), leves e de sabor sutil. Por esse motivo, a sugestão aqui é que você busque por vinhos brancos mais amadeirados, com notas levemente refrescantes, como o ChardonnaySauvignon Blanc e Pinot Blanc.

Os vinhos tintos mais suaves também podem ser usados, como o Pinot Noir. Evite, apenas, a utilização de vinhos tintos robustos e intensos, que escondem o sabor de todo o acompanhamento servido.

4. Fondue de chocolate com frutas e marshmallow

Por fim, o fondue doce, feito à base de chocolate (normalmente meio amargo) e acompanhado de frutas diversas, como morango, kiwi, banana, mexerica, uva, maçã e, os queridinhos, marshmallows.

Como são preparações adocicadas e que possuem o marcante e intenso sabor do chocolate, a harmonização deve acontecer também com vinhos fortificados que têm a visível presença de um dulçor, como o vinho do Porto. Licores de sabor doce e intenso também podem ser usados.

Agora que você já sabe incríveis opções para harmonizar vinho com fondue, não perca tempo e organize uma noite inesquecível em sua casa. Lembre-se de que essa é uma maneira diferente impressionar aos seus convidados, oferecendo um ambiente agradável e com preparações deliciosas.

Gostou do artigo? Então confira agora o nosso artigo sobre como utilizar o decanter de vinho em sua casa. Até a próxima!

Deixe seu comentário!