23.02.2017 • Cozinha

Como limpar utensílios de prata?

Os utensílios de prata são itens fundamentais em uma casa que preza pela elegância e refinamento. Seja em talheres, vasos ou coqueteleiras, o material sempre está presente em um jantar ou reunião com amigos.

No entanto, para que as peças tenham o efeito desejado, é muito importante que elas estejam limpas e livres de pontos de oxidação. Afinal, de nada adianta ter um lindo objeto de prata se ele estiver com riscos ou marquinhas indesejadas.

Por isso, é essencial utilizar os produtos certos ao limpar a sua prata. Lembre-se de que as peças são muito sensíveis e que alguns materiais podem danificá-las.

Pensando nisso, separamos as principais dicas para você manter os seus utensílios de prata sempre limpos e brilhantes! Vamos ver?

Deixar os utensílios de prata guardados pode danificar sua estrutura

Quem nunca deixou um objeto de prata guardado para utilizá-lo apenas naquela ocasião especial, que ocorre uma vez ao ano? Apesar de ser uma prática um pouco comum, não é recomendado guardar a peça por um longo período.

Para evitar manchas, o ideal é usar os utensílios com regularidade. Quando precisar guardar, certifique-se de que o local escolhido seja seco e sem luz. Além disso, é recomendado colocar os seus objetos em sacos plásticos, em caixinhas individuais ou em bolsas de pano.

Escolher os produtos certos é essencial

Para limpar a sua prata corretamente, é muito importante escolher produtos destinados a este fim. Somente utilize misturas caseiras se você tiver certeza de que os ingredientes não agredirão o material.

A seguir, veja um passo a passo para você manter os seus utensílios de prata sempre brilhando!

Método 1:

  1. lave a sua prata com água morna, detergente neutro (amarelo) e uma esponja bem macia, certificando-se de que não fique nenhum resíduo dos produtos;
  2. deixe secar o utensílio;
  3. passe um pano de algodão no objeto, polindo-o suavemente;
  4. envolva a peça de prata em um filme plástico e guarde-a em local seco e sem luz.

Método 2:

  1. em uma tigela, acrescente uma 1 colher de sopa de Plinox (ou outro produto de sua preferência), 8 gotas de detergente neutro e 1 copo de água morna;
  2. misture bem;
  3. limpe a prata com uma esponja macia, certificando-se de que todos os cantos do objeto estão sem sujeira;
  4. feito isso, lave com bastante água e sabão neutro e deixe secar;
  5. lustre suavemente a prata com um pano de algodão.

Atualmente, existem diversos polidores de prata no mercado. O Silvo, Plinox e Monzi são alguns dos mais conhecidos. Independentemente de qual escolher, é essencial seguir corretamente as instruções da embalagem.

Caso opte por polir a sua prata com o Silvo, por exemplo, não é interessante fazer a mistura descrita no nosso passo a passo. Mas, sim, utilizar o produto com um algodão macio, lavar bem a peça com água e sabão neutro para eliminar os resíduos e enxugá-la e lustrá-la com um pano de algodão.

Pronto! Agora você já sabe como limpar utensílios de prata! Que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos que vão te ajudar a deixar sua casa ainda mais bela?

Deixe seu comentário!