01.08.2017 • Cozinha

Confira como escolher o aparelho de fondue

Oferecer fondue é um evento divertido e sociável, mas não há nada que possa arruinar a sua noite tão rápido como ter a panela de fondue sob um calor extremo. Ou ter sua refeição queimada no fundo da panela. Por isso, antes de oferecer um jantar de fondue, você deve saber como escolher aparelho de fondue.

Quer algumas dicas? Continue a leitura e conheça 5 modelos essenciais de equipamentos de fondue, as suas características e para qual tipo de fondue cada um deles é mais indicado. Acompanhe!

Equipamento de Fondue Elétrico

Como esse modelo é elétrico, ele possui cabos de eletricidade. Esse detalhe restringe um pouco seu uso, afinal o aparelho deve ficar perto de uma tomada. Além disso, a sua instalação exige mais cuidados, uma vez que pode acontecer algum acidente ao tropeçar ou se agarrar acidentalmente nos cabos.

Mas há vantagens de ter um fondue elétrico. Uma delas é a de possuir um regulador de temperatura. Isso permite que você deixe a temperatura alta para fondues de carne ou baixa para preparar fondues de chocolate. Esse modelo cai bem com todas as receitas.

Equipamento de Fondue de Cobre

Elas são muitos elegantes, há de se considerar. A panela de fondue de cobre também possui grande praticidade pois alcança altas temperaturas.

Por causa de seu material, é possível tranquilamente aquecer carne e frutos do mar e aquelas receitas que precisam de óleo ou caldo para serem preparados.

Equipamento de Fondue de Ferro Fundido

A panela de ferro fundido tem qualidades importantes. Ela é esmaltada e apresenta uma durabilidade enorme. A capacidade de aquecer também é uma vantagem. Pode esquentar alimentos em poucos minutos.

Além disso, a panela de fondue de ferro consegue manter a temperatura por mais tempo. Isso é bom  para ter fondue de carne e frutos do mar por toda a noite.

Outro detalhe é que essas panelas servem para serem usadas diretamente no fogão. Por exemplo, você pode preparar o fondue no fogão e depois levar para a mesa coberta com uma toalha de mesa linda.

Equipamento de Fondue Esmaltado

Essa panela é ideal para preparar fondues de queijo e doce de leite. E, ainda, se abaixar um pouquinho a chama é possível preparar fondues de chocolate.

A panela de fondue esmaltada pode ser encontrada em diversas cores, desde as pretas até amareladas. E o melhor é que apresentam bons preços no mercado em relação à outra mais caras.

Equipamento de Fondue de Vidro

Sem dúvida, esse é um dos equipamentos de fondue mais sofisticados. A sua transparência traz um aspecto luxuoso para o jantar de fondue e ainda pode combinar com diferentes tipos de taças e copos.

No entanto, esse tipo de equipamento exige cuidados com a variação de temperatura. Caso essa seja muito elevada, pode comprometer a estrutura de vidro da panela. Esse equipamento é mais recomendado para fondues de queijo, doce de leite e chocolate.

Essas foram algumas informações sobre como escolher aparelho de fondue. Além de ser bastante prático em ocasiões especiais, os aparelhos de fondue podem ser uma ótima opção de presente. Aproveite essa ideia e conheça 7 utensílios de cozinha para colocar na lista de casamento.

Deixe seu comentário!