03.10.2017 • Cozinha

Entenda por que usar utensílios de aço inox na cozinha

Sinônimo de resistência e durabilidade, os utensílios de aço inox são, hoje em dia, grandes aliados de uma cozinha prática, moderna e funcional. O material inox, que é uma abreviatura de “aço inoxidável”, foi descoberto pelo inglês Harry Brearley, que buscava melhorar a qualidade das armas bélicas por meio de suas pesquisas. Na cozinha, o inox passou a ser usado assim que foi relacionado com a higiene e a segurança alimentar.

E para você entender mais do assunto, explicaremos, a seguir, o que é aço inox e quais são os seus principais tipos. Além disso, vamos mostrar quais são os benefícios que o material proporciona e os motivos de ele ser tão importante na cozinha. Continue com a leitura do post e saiba um pouco mais!

Afinal, o que é o aço inox?

Constituído de uma liga metálica formada por elementos químicos, em especial o ferro e o cromo, o aço inox é um material mais resistente que o aço comum e se destaca por ser resistente ao calor, à corrosão e ao impacto e por ter uma grande durabilidade.

Como o material é constituído por uma liga de vários metais, as características do produto final vão depender daquilo que foi colocado ao longo de todo o processo. Isso significa que o aço inox pode ganhar ainda mais aplicações e propriedades se receber outros elementos, como o níquel, o silício e o carbono, em sua liga metálica.

Quais são os tipos existentes?

Como já mencionamos, o aço inox nem sempre vai ser igual, e isso é definido pela composição da liga do material. A possibilidade de inclusão e exclusão de elementos permite que existam vários tipos de aço inox, que são divididos em famílias.

Embora existam cinco categorias básicas (Austeníticos, Martensíticos, Ferríticos, Dúplex e Endurecidos por precipitação), somente três são utilizados em utensílios e equipamentos de cozinha. Entenda os detalhes de cada um:

1. Austeníticos

Com um grande número de ligas e com uma ampla aplicação, a família dos Austeníticos é composta por ferro, níquel e cromo. O material, que é facilmente soldado, possui uma ótima resistência à corrosão e boas propriedades mecânicas.

Existem vários tipos de aço inox Austenítico e, em geral, todos eles são levemente magnéticos, possuem efetiva resistência à corrosão magnética e à água do mar e ainda são boas opções para embalagens alimentícias que entram em contato com óleos vegetais, leite, café e sucos de frutas.

2. Ferríticos

Considerado o tipo mais utilizado em equipamentos e utensílios de cozinha (como eletrodomésticos, talheres e panelas), o inox Ferrítico possui, em sua liga metálica, o cromo como o principal integrante, juntamente com estabilizantes de ferrite, como o nióbio e o silício. Também é válido mencionar que, em sua composição, não há a presença do níquel, e isso gera uma queda do custo de produção.

Em relação às características principais dos tipos de aço inox Ferrítico, é possível afirmar que eles são magnéticos, possuem uma ótima resistência à água do mar (exceto em meios industriais e marinhos) e à pressão atmosférica de meios urbanos e rurais. Ainda, são indicados para fabricação de embalagens e utensílios em geral.

3. Martensíticos

Caracterizados por formarem o grupo de aço inox com menor resistência à corrosão, os Martensíticos possuem uma composição similar à dos Ferríticos, mas com uma resistência atmosférica um pouco superior.

Esse tipo de material é bastante utilizado em itens de cutelaria, parafusos, porcas, pás e itens cirúrgicos, todavia, também é bem procurado por indústrias alimentícias e de bebidas. Em geral, ele é usado em embalagens e produtos que precisam ser mais resistentes ao desgaste.

Quais as vantagens dos utensílios de aço inox?

Atualmente, os utensílios de aço inox são alguns dos melhores itens para se ter em casa. Confira, agora, alguns motivos para que você prefira esse material!

1. Alta resistência

Como já dissemos, o aço inoxidável é altamente resistente à corrosão, até mesmo em situações mais extremas (como o contato direto com alimentos de elevada acidez). Isso evita que o material se danifique e interaja com outros compostos ali presentes, prevenindo a contaminação do alimento que será ingerido e, consequentemente, intoxicações alimentares.

Além disso, essa alta resistência faz com que os compostos ácidos não ataquem a superfície do material, o que poderia causar microfissuras de difícil limpeza e propícias ao aparecimento e ao abrigo de bactérias prejudiciais à saúde do organismo humano.

2. Fácil limpeza

Outro ponto a ser mencionado é que o material é facilmente higienizado. Sempre que ele entrar em contato com alimentos e bebidas, deve ser limpo a fim de que a cor, o sabor e as propriedades dos alimentos não se modifiquem com a sujeira do utensílio usado.

É válido mencionar que a higienização deve ser feita da maneira convencional, normalmente realizada com esponja, sabão neutro e água limpa.

3. Capacidade de conservar as propriedades dos alimentos

Ao contrário de muitos outros materiais utilizados na cozinha, os equipamentos de aço inox são basicamente inertes aos alimentos que ali entram em contato. Isso significa que, como o material não cria microfissuras nem sofre com arranhões e rachaduras, ele vai manter as propriedades de todos os gêneros alimentícios intactas, incluindo aromas, sabores e aparências.

4. Versatilidade

Na cozinha, os equipamentos de aço inoxidável podem ser utilizados tanto ao longo de toda a produção da receita quanto no momento de servir. Isso mostra uma boa versatilidade do material, já que não será necessário você tirar toda a preparação da panela para servir em outro recipiente.

Vale citar ainda que, fisicamente, o aço é muito bonito. Geralmente, as superfícies são lisas, impermeáveis e livres de trincas ou arranhões.

É isso aí, agora que você já sabe motivos incríveis para usar utensílios de aço inox na cozinha e, além disso, conhece alguns tipos do material, não perca tempo e faça essa escolha para a sua casa. Lembre-se de que, no mercado, existem marcas boas e variadas, como Hercules, Fracalanza e Wolff. Assim, você deve pesquisar sobre cada uma e optar por aquela que mais se encaixe às suas necessidades.

Se você gostou no nosso artigo, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros assuntos para deixar a sua casa ainda mais bonita. Até a próxima!

Deixe seu comentário!