06.04.2018 • Cozinha

Guia básico: temperos indispensáveis para a sua cozinha

Quem gosta de cozinhar e elaborar diferentes pratos, especialmente quando é para receber amigos e familiares em casa para um almoço ou jantar especial, sabe que, além de um conjunto de panelastravessasfacas e tábuas, é fundamental contar com bons temperos para cozinha. Afinal, são eles que dão um sabor diferenciado a cada novo preparo e contribuem para agradar o paladar tanto de gregos quanto de troianos.

Porém, nem sempre é fácil saber quais são aqueles que não podem faltar em casa, já que a variedade é grande, não é verdade? Por esse motivo, preparamos um post especial com sete temperos essenciais. Confira!

Sal

O primeiro, como já é de se imaginar, é o sal. Isso porque ele é um tempero curinga que vai bem com tudo, desde massas, carnes, pescados até doces — uma vez que ele é indispensável para dar mais consistência na hora de bater as claras.

Sem falar que ele é a melhor opção para quem não se arrisca com sabores muito exóticos ou apimentados, por exemplo.

Pimenta do reino

Já que falamos de apimentado, aproveite e acrescente a pimenta do reino à sua lista de temperos para cozinha. Afinal, ela é uma excelente opção para trazer o picante para o preparo de carnes e aves, mas, é claro, de forma moderada. Você pode dispor dela seja na forma moída, seja em grãos para moer com o auxílio de moedores. Fica ao seu critério!

Orégano

Pensando em fazer uma ou mais massas? Então o orégano vai ser um grande aliado no preparo delas. A razão disso é que ele sempre acentua o sabor do queijo — que é um ingrediente praticamente obrigatório em pastas grelhadas ou assadas.

Alho

Já o alho serve como um excelente complemento de carnes, sopas, aves e frutos do mar — em especial camarão e lagosta. Além disso, ele também é um ingrediente recorrente em panificações que servem a entrada de refeições.

Quem nunca provou, por exemplo, um delicioso pão francês ou baguete recheado com ele? É de dar água na boca!

Noz-moscada

A noz-moscada, por outro lado, completa o time de temperos para cozinha que são excelentes em pratos e bebidas doces, como bolos, pudins, tortas, cappuccinos e gemadas. E isso não é à toa, já que ela tem um sabor adocicado bastante característico.

Azeite de Oliva

O azeite, por sua vez, tem dupla função na cozinha. Afinal, ele pode ser utilizado para grelhar e assar diferentes proteínas animais e legumes ao mesmo tempo em que serve como complemento de saladas e petiscos que levam pão.

Queijo Parmesão

Por fim, há o queijo parmesão que não é, de fato, um tempero, mas acabou ocupando esse papel nas cozinhas de todo o mundo por ser frequentemente ralado sobre molhos, massas, sopas e saladas com o propósito de amargar e salgá-los levemente.

Vale ressaltar que pratos que contam com esse complemento sempre harmonizam com facilidade com vinhos, em especial os tintos.

Com os temperos para cozinha que apresentamos ao longo deste post, você vai fazer pratos saborosos e que vão agradar em cheio o paladar dos seus familiares e visitas. Por isso, não deixe de adquirir todos eles, hein?

E se você quer dar um charme à parte no ambiente e, de quebra, conservar os seus temperos em um só lugar, confira o nosso galheteiro com cinco peças!

Deixe seu comentário!