24.11.2016 • Cozinha

Saiba como escolher os melhores utensílios de cozinha para sua casa!

Na hora de comprar utensílios de cozinha, muitas dúvidas são levantadas. Você se pergunta se está escolhendo os itens certos para a sua bancada, se possuem um bom material e se eles são apresentáveis, visto que você não vê a hora de convidar os amigos e familiares para conferirem sua casa nova e tê-los todos à mesa para um jantar inesquecível.

Por isso, preparamos um pequeno guia com dicas que você deve levar em conta na hora de adquirir os acessórios que farão parte do seu lar. Acompanhe!

1. Entenda a diferença entres os tipos de panelas

A variedade de materiais utilizados na produção dessa peça tão importante na cozinha pode lhe deixar um pouco confusa na hora da compra. Afinal, como saber qual a mais saudável? A que tem maior durabilidade? E a que é mais fácil de manipular?

Com tantas dúvidas, separamos abaixo os principais modelos de panelas e contamos um pouco sobre suas características para lhe ajudar a se decidir:

  • Panela de alumínio: esse é o modelo mais comum devido ao preço acessível e também por ser o mais manuseável. Porém, é um material que, com o tempo, escurece e cria manchas e pode ser prejudicial à saúde, pois o excesso de alumínio pode ser transferido para a comida.
  • Panela de aço inox: é a versão mais recomendada para a cozinha, por ser facilmente higienizável, resistente, não oxidar e ter ótima durabilidade. Quem optar por esse modelo deve usar utensílios de silicone para evitar riscos, já que outros materiais podem causar arranhões e danos à sua superfície.
  • Panela de cerâmica: essa é considerada, por muitos, a versão mais bonita devido ao design. Além disso, é antiaderente, esquenta mais rápido, mantém o alimento quente por mais tempo e é fácil de higienizar. Contudo, é mais frágil que os outros dois modelos acima e requer maior atenção para não queimar.

2. Dê preferência por utensílios de cozinha que não sejam de madeira

Itens bastante populares como a tábua de corte e a colher de pau, por exemplo, são anti-higiênicas porque são mais propensas à proliferação de bactérias. Isso acontece porque os germes se acumulam durante o corte ou o manuseio de alimentos na ranhura da madeira.

E como são produtos usados diariamente, a higiene deles fica prejudicada e isso pode comprometer não apenas a qualidade da comida como a sua saúde. Por isso, na hora de adquirir esses utensílios, o ideal é optar por aqueles que sejam de polietileno ou vidro.

3. Opte sempre pela diversidade em jogos e conjuntos

Na hora de comprar os talheres, é comum comprar um faqueiro mediano e não dar a devida atenção à variedade e à qualidade desses itens. Mas você deve evitar esse erro! Na hora de comprar, cheque a quantidade de peças no kit. Isso é essencial para quem gosta de receber muitas visitas em casa.

Além disso, averigue se o conjunto fornece opções para uso específico como colheres para sobremesa, colheres de chá, colher de café, colher de arroz, pá de torta, garfo de salada etc. Também pode ser interessante investir em um jogo de facas, pois elas variam muito em qualidade, manuseio, força e resistência.

Por exemplo, há a faca de 8 cm para picar vegetais e descascar legumes, a faca de talhar que é ideal para cortar fatias finas e regulares de carnes e aves assadas, a faca serrilhada para pães e bolos etc. Vale a pena também adquirir um afiador de metal ou pedra polidora para quando for preciso amolá-las.

Em verdade, preparar a sua casa e deixá-la do jeito você sempre sonhou é uma tarefa deliciosa de se fazer, mas, como você percebeu ao longo deste texto, é importante se atentar aos detalhes e conhecer mais a respeito dosutensílios de cozinha e suas características para garantir uma boa apresentação e sofisticação.

Se você gostou das nossas dicas, aproveite e curta a nossa página no Facebook, pois estamos sempre compartilhando outras sugestões e macetes para você deixar sua casa impecável!

Deixe seu comentário!