talheres

20.01.2017 • Cozinha

Talheres: quais combinam e quantos é preciso ter?

Montar uma mesa de refeição bem decorada e organizada deixa o momento da alimentação ainda mais atrativo. Para isso, é preciso escolher de maneira estratégica não só as louças, a toalha e os guardanapos que serão usados na composição, mas também os talheres!

Quando combinados com o restante dos itens da mesa, os talheres acrescentam beleza à decoração, e o que não faltam são opções. Veja nossas dicas de como eleger o melhor tipo e como harmonizá-lo com outros acessórios!

Como escolher o estilo do talher

O material, o formato e outros detalhes do talher é o que define diferentes estilos. Todos os tipos são bem-vindos, porém é preciso saber como usá-los corretamente para não exagerar e não comprometer o visual da mesa. Entenda esses fatores:

O material

Dê preferência aos talheres de qualidade, que não estragarão em pouco tempo. Materiais como o aço inoxidável e o aço cromo são ótimas opções porque além de muito elegantes e duráveis eles não transferem cheiro ou sabor e não ficam manchados.

Outra opção mais resistente é o aço cromo-níquel. Composto por 18% de cromo e 10% de níquel, aproximadamente, esse tipo de talher costuma ter um tom levemente dourado e é à prova de corrosão.

O design

Existem talheres dos mais diversos tipos de design no mercado. Você pode escolher os com cabo de gota, cabo reto, desenhado, revestidos de madeira, bambu e até madrepérola. Enfim, as alternativas são várias e você deve optar por aquele que mais lhe agrada.

Leve em consideração a praticidade na hora de lavá-los, bem como o peso e o tamanho deles. Os talheres com cabo de bambu, por exemplo, são bastante úteis e combinam com ocasiões despojadas. Já os de cabos trabalhados, com desenhos em alto-relevo, são menos práticos de limpar, mais pesados e, geralmente, usados em refeições formais.

Como calcular a quantidade de talheres

A quantidade adequada de talheres também é um fator bastante relevante, principalmente no momento de receber amigos e familiares para uma refeição. Por isso, analise a frequência e o número de pessoas que você recepciona, em média. Assim, fica mais fácil de calcular quantas peças é necessário ter em casa.

Por exemplo: se você costuma receber até 8 convidados para uma refeição, então é recomendável adquirir um faqueiro completo. Um jogo desses costuma ser composto por 101 ou 130 peças e são apropriados para até 12 pessoas.

Como fazer combinações

Além de escolher o melhor tipo de talher, você também precisa fazer boas combinações entre ele e a louça, afinal, todos os itens precisam estar em harmonia para que o resultado seja elegante e convidativo.

Para uma decoração de mesa minimalista, por exemplo, prefira talheres de design simples, com linhas retas e sóbrias, sem muitos detalhes. Se seu aparelho de jantar for todo branco, você pode escolher um faqueiro de tom dourado ou ouro rosa para acrescentar charme e cor à sua mesa de maneira sutil.

Outra opção de combinação mais ousada é misturar peças modernas e vintage. Para tanto, escolha talheres clássicos, louça de porcelana, cristais e flores para enfeitar a mesa e deixá-la com visual contemporâneo!

Agora é hora de colocar a mão na massa! Use sua criatividade e organize uma mesa com itens que combinem com a ocasião e a sensação que você deseja transmitir a seus convidados. Não se esqueça de que os talheres devem sempre condizer com a quantidade de pessoas e a refeição que será servida.

E então, qual é o seu tipo de talher preferido? Conte-nos sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário!