24.04.2017 • Decoração

4 dicas para usar flores na decoração

Incluir flores na decoração é uma forma de personalizar o lar, acrescentando delicadeza e cor a cada espaço dele. Mas não é só isso: essa também é uma forma de promover um equilíbrio interno e aproximar a sua família da natureza que, como retribuição, deixará os cômodos com um ar muito mais úmido e purificado.

Por isso, confira nossas dicas para transformar seu imóvel com criatividade e muito bom gosto!

1. Aposte em jardins verticais

A primeira dica para usar flores na decoração é apostar em uma das tendências mais fortes do momento: o jardim vertical.

Afinal, ele se tornou cada vez mais importante para que as residências possam ter um contato maior com a natureza, mesmo que não possuam um quintal ou espaço para canteiros.

Porém, ao invés de cultivar plantas avulsas você pode seguir o caminho oposto e investir em espécies que harmonizem entre si. Um exemplo interessante é casar flores do campo, como as margaridas e as calábrias.

Dessa forma, você cria uma unidade visual e pode usá-las para incrementar a decoração local de forma diferenciada e exclusiva.

2. Faça arranjos de flores na decoração

Outra forma de usar flores na decoração é por meio dos clássicos e atemporais arranjos. Uma das vantagens dessa escolha é que ela pode complementar hall de entrada, salas, corredores e, claro, as mesas onde serão feitas as refeições — especialmente quando você receber amigos, familiares e convidados.

Além disso, a criatividade é sempre muito bem-vinda na hora de prepará-los. Isso porque você pode optar pelo estilo decorativo romântico (com rosas e mosquitinhos) ou partir para uma decisão mais imponente e sofisticada, como as orquídeas e as tulipas.

3. Inclua vasos com espécies calmantes no seu quarto

Nada melhor do que um quarto aconchegante e aromatizado para você descansar depois de um dia corrido e agitado, não é mesmo?

Por isso, inclua um ou mais vasos com espécies de plantas que ajudem você a relaxar ao liberar endorfina no seu organismo e que induzam o sono (graças ao seu efeito sedativo), tornando o cômodo ainda mais convidativo para o repouso.

De quebra, você ainda dá um toque especial à decoração do ambiente. Algumas boas alternativas são a valeriana, a lavanda e a camomila, plantas de porte mediano que possuem belas flores e ainda ajudam a combater o stress, a insônia e a ansiedade.

4. Invista em suculentas nos ambientes

Por fim, invista em plantas de pequeno porte para recintos como a cozinha e o banheiro.

Contudo, pelo fato de ambos não terem tanta incidência do sol, é necessário que a espécie seja resistente e que não necessite de tantos cuidados como as demais, especialmente quanto às suas flores.

Uma boa sugestão para esses casos são as suculentas, que são fáceis de cuidar e possuem a mesma longevidade dos cactos, família à qual pertencem.

Além disso, elas são extremamente versáteis, charmosas e encontradas em diferentes tamanhos e cores, conferindo ao ambiente referências ao estilo rústico e mediterrâneo.

Como você leu, não faltam formas de inovar e dar vida aos ambientes com flores na decoração. Por isso, escolha a sugestão que mais lhe agrada e transforme a sua casa!

Aproveite e siga a gente no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outras dicas para a decór da sua residência!

Deixe seu comentário!