30.05.2017 • Decoração

6 dicas para colocar quadros na parede

Você gosta de compor suas paredes com quadros? Sabe como dispô-los de forma simétrica e harmônica? Será que a simetria entre eles é realmente importante? Pois é: embora não existam regras fixas para isso, algumas dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Pra começar, não basta sairmos pendurando os quadros aleatoriamente: tudo conta para que o resultado final fique satisfatório, como a altura de cada peça, a distância entre elas, as cores, entre outros aspectos.

Vamos, então, saber como enfeitar a casa com quadros e deixá-la mais aconchegante ainda? Confira nossas dicas!

1. Atente-se na proporção

Um detalhe muito importante na decoração da casa que merece atenção é quanto à proporção dos quadros em relação ao tamanho da parede. Paredes muitos grandes pedem quadros grandes ou vários de tamanho médio, que podem ficar dispostos no formato nuvem ou simetricamente, enquanto paredes menores também diminuem as dimensões dos quadros.

2. Use vários quadros pequenos com o mesmo tema

Ainda falando em espaços menores, uma boa ideia é utilizar uma série de quadros pequenos que foquem em um mesmo tema. Podem ser fotografias, desenhos, pinturas ou o que mais te agradar. A dica é fazer um quadrado imaginário e distribuir os vários quadros nesse espaço.

Para alinhar quadros que possuem medidas distintas, o ideal é usar uma linha como referência e alinhá-los por cima ou por baixo.

3. Use quadros menores para decorar corredores

Como os quadros são vistos de perto em corredores, o ideal é que sejam pequenos para não causarem muito impacto visual. Como, geralmente, o corredor se situa em uma área mais interna da casa, quadrinhos com fotos da família podem ser dispostos em sua extensão.

4. Disponha os quadros com equilíbrio

Para pendurar os quadros nas paredes, é necessário imprimir equilíbrio na criação da composição. A primeira coisa é a altura, que deve ser de 1,60 m do chão — ou seja, na altura dos olhos. Se houver um sofá encostado nessa parede, deve haver uma distância de 25 cm entre o sofá e o final do quadro.

Devemos encontrar uma proporção entre os planos que serão preenchidos pelos quadros e os espaços vazios.

Uma boa sugestão de estudar a melhor forma de dispor os quadros na parede é fazer moldes de papel do tamanho de seus quadros para se ter uma ideia de como ficarão dispostos. Podem ser testadas várias composições para que seja escolhida a forma mais harmônica.

5. Pendure seus quadros sem furar a parede

Para aquelas pessoas que não pretendem furar as paredes da casa, existem algumas opções de pendurá-los sem furar a parede. Confira!

  • Massa adesiva: molduras leves e pôsteres podem ser fixados com a massa adesiva. Para utilizá-la, é só pegar uma parte do material e colar na parte traseira da moldura ou papel.
  • Fita dupla face: É considerada uma das formas mais seguras e práticas e que suporta o peso das molduras. Para utilizar, é só alinhá-la à borda das molduras.
  • Fixação com velcro: Suporta um peso de até 500 gramas. De um lado existe a fita adesiva e do outro ficará a parte de velcro.

6. Disponha os quadros da melhor maneira

Forma retangular

Usa-se um quadro maior no centro e outros menores ao seu redor dispostos simetricamente, formando um retângulo. O ideal para esse tipo seria uma série de molduras do mesmo tamanho, com exceção da que ficará no centro.

Arranjos de quadros com montagem mais solta

São alinhados apenas na base inferior. Nas laterais são dispostos quadros de tamanhos diferentes, tonando a composição assimétrica. Esse tipo é conhecido por disposição em nuvem.

Arranjos com quadros de tamanhos variados

Nessa disposição, os quadros podem cobrir totalmente a parede. Eles devem ser de tamanhos variados e podem ser distribuídos de forma assimétrica.

Gostou de nossas dicas de como dispor seus quadros na parede? Continue, então, com a sua visita em nosso blog e leia também como organizar os quadros na parede!

Deixe seu comentário!