7 dicas para organizacao para sua casa

18.01.2017 • Decoração

7 dicas de organização para sua casa

Um ambiente organizado não é apenas esteticamente bonito, mas também muito mais funcional, poupando energia na hora de limpar e de achar os objetos. O problema é que muita gente não sabe como ajeitar tudo e manter as coisas em seus devidos lugares, levando a um círculo vicioso e desgastante.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de organização para casa. Seguindo algumas delas, sua vida ficará muito mais prática!

Na cozinha

1. Desentulhe as gavetas

Nós temos a mania de jogar tudo na gaveta e na cozinha isso se resume a utensílios, talheres e objetos que usamos no preparo das refeições. A dica é tirar tudo dela, separar e agrupar itens semelhantes e decidir o que vai para outro lugar — como um painel furado com ganchos para pendurar — e o que permanecerá na gaveta, limpando e organizando com a ajuda de uma pequena divisória.

2. Separe as comidas por zonas

Outro ponto da cozinha que geralmente tende a ficar fora de ordem é a comida. Seja na despensa ou na geladeira, nem sempre conseguimos deixar tudo arrumado. Portanto, separe tudo em zonas. Nos armários, coloque os produtos secos em uma prateleira; empilhe os produtos enlatados e mantenha os ingredientes de confeitaria numa mesma área.

Na geladeira, coloque frutas e legumes nas gavetas; produtos com prazo de validade curto na prateleira inferior; os prontos para o consumo na intermediária e os laticínios na superior.

No home office

3. Livre-se dos papéis

No escritório, os papéis parecem se multiplicar. Assim, livrar-se deles é uma ótima dica de organização para casa. Recicle tudo o que é desnecessário; arquive somente o que é de fato importante; tente usar mais as mídias digitais para evitar o uso do papel e use um triturador para os que contêm informações financeiras ou pessoais.

No banheiro

4. Instale pequenas prateleiras

Se você não tem espaço suficiente para atender ao ambiente, instale pequenas prateleiras. Você pode colocá-las ao lado do espelho, na parede oposta ou até mesmo acima do vaso sanitário. Você pode armazenar toalhas, papéis higiênicos e até colocar um elemento decorativo. O banheiro fica organizado e um charme!

No quarto

5. Vire os cabides

Essa dica parece estranha no primeiro momento, mas é valiosíssima. Primeiramente, você precisa retirar tudo do guarda-roupa, organizar as peças por cores e estilos e colocar todos os cabides virados para o lado oposto ao que você costuma pendurá-los. Ao usar uma roupa, volte o cabide para o jeito normal, assim, quando completar 6 meses, as roupas que ainda estiverem penduradas do modo incomum, devem ser doadas.

A organização também consiste na doação daquilo que você não usa mais. Adote esse hábito.

6. Separe os calçados de acordo com sua frequência de uso

Outra dica para organizar o quarto é separar todos os seus sapatos de acordo com a frequência que você os usa. Os que não saem do seu pé devem ficar em uma altura de fácil acesso, os que você calça de vez em quando em lugares intermediários, já os raros e destinados para ocasiões específicas devem ficar em caixas de plástico transparentes em um local alto ou embaixo da cama.

Na sala

7. Invista em uma estante

Não tem jeito, para deixar todos os seus discos, livros e revistas organizados não existe nada melhor que uma estante. Além de manter tudo arrumado, elas são uma das peças mais versáteis: servem de suporte para a TV, dividem o ambiente e trazem requinte para o espaço. Invista num modelo que seja uma extensão da sua personalidade. Não tem como errar!

Existem milhares de dicas sobre organização para casa, mas nada adianta se você não se propuser a dar continuidade à arrumação. Manter tudo em seu lugar é um exercício diário e algo que deve ser feito por toda a família.

Esperamos que essas dicas sejam úteis! Se gostou e quer ficar atualizado sobre outros conteúdos semelhantes, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe seu comentário!