aprenda a compor uma sala de estar aconchegante e criativa

13.01.2017 • Decoração

Aprenda a compor uma sala de estar aconchegante e criativa

A sala de estar é um dos cômodos mais movimentados dentro de uma casa e, justamente por isso, precisa ser aconchegante! É o filme com pipoca no fim de semana, a conversa com os amigos, a novela de todos os dias. Muita coisa acontece nesse espaço, então, para que todos se sintam bem nele, é preciso que seja confortável e, ao mesmo tempo, bem-arrumado e alegre.

Sabe aquela sensação de tranquilidade e aconchego que sentimos em determinados ambientes? Você pode ter exatamente isso na sua sala de estar! Basta conferir nossas dicas a seguir:

Aposte na criatividade

Uma sala de estar criativa traz alegria e um sentimento de bem-estar para aqueles que estão nela. Distribua objetos coloridos pela sala, brinque com as cores e formatos e dê um toque de originalidade à sua sala.

Além da função estética, alguns objetos podem ser um recurso interessante para relembrar bons momentos em família e entre amigos. Já pensou em um porta-retrato com a foto daquele momento inesquecível?

Relógios, almofadas e quadros também são alguns exemplos que podem deixar sua sala mais criativa e também funcional.

Escolha móveis adequados ao tamanho da sua sala de estar

O segredo para escolher os móveis de uma sala de estar aconchegante é conhecer bem o espaço que você tem. Se ele é pequeno, prefira sofás sem braços e móveis mais rasos para dar uma sensação de amplitude.

Tem mais espaço na sala? Aposte em um sofá confortável e poltronas para trazer personalidade ao ambiente.

Um móvel que funciona bem tanto em ambientes pequenos quanto nos espaçosos é a mesa de centro, mas cuidado: deve-se escolher um modelo proporcional ao tamanho da sala e cujo estilo se encaixe com a sua decoração.

Faça uso da psicologia das cores

Certamente você já ouviu falar que as cores transmitem sensações, certo? Segundo a psicologia das cores, tons mais claros e neutros contribuem para a sensação de aconchego e deixam o ambiente mais elegante.

Mas não esqueça: cor neutra não é sinônimo de branco. Bege, salmão, cinza, marrom e castanho são alguns exemplos de cores que, se escolhidas em tons mais claros, funcionam como cores neutras e ainda valorizam a decoração.

Relembrando a nossa primeira dica, em um cômodo com paredes e móveis de cores neutras, fica muito mais fácil adicionar objetos coloridos e divertidos para dar aquele toque especial!

Dê importância aos detalhes

Sabe aquela história de que os detalhes fazem toda a diferença? Ela com certeza se aplica na hora de decorar a casa! Na maioria das vezes são os detalhes que finalizam a decoração e deixam tudo mais especial.

Pense em colocar flores em um vaso, por exemplo. Elas dão vida aos ambientes, além de deixarem um aroma agradável ― aliás, prefira sempre as naturais!

O tapete e a cortina também são itens importantes. Para não errar na escolha, prefira cortinas com tons neutros e tecidos leves e soltos, como linho, seda ou renda de algodão. Quanto ao tapete, dê preferência aos de cores claras e sem estampas.

Pense na iluminação

A iluminação tem um papel importante quando o assunto é transmitir tranquilidade. Para isso, o ideal é uma iluminação difusa com lâmpadas mais amareladas. Ter uma iluminação dirigida em um abajur, por exemplo, também pode ajudar a compor uma decoração aconchegante.

Uma sala de estar precisa, acima de tudo, proporcionar conforto e sensação de alegria àqueles que estão ali assistindo à TV, lendo um livro ou apenas conversando no sofá. Por isso é importante conhecer alguns truques para facilitar o processo de decorar o ambiente deixando-o aconchegante e criativo.

Nossas dicas foram úteis? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião!

Deixe seu comentário!