07.01.2018 • Decoração

Como criar uma linda decoração com esculturas?

Você sabia que a decoração com esculturas é capaz de tornar o ambiente sofisticado e charmoso? Seja em áreas internas (como sala de estar e sala de jantar) ou em áreas externas (como varandas e área de churrasqueira), essa é uma maneira diferente de decorar, capaz de agregar muita beleza ao espaço.

Pensando nisso, vamos mostrar neste post dicas infalíveis de como decorar a sua casa com esculturas e estátuas, sempre combinando com a decoração e com os itens decorativos já existentes no ambiente. Gostou do assunto? Então continue com a leitura e aproveite as nossas sugestões!

Verifique o espaço disponível

Antes de escolher o modelo de escultura para a sua casa, é elementar definir o local em que ela será colocada, garantindo que o espaço disponível fique harmônico com a peça escolhida.

Hoje em dia, existem estátuas de diferentes tamanhos, desde as menores, utilizadas em decorações mais detalhadas, até peças maiores, normalmente utilizadas em ambientes internos mais espaçosos ou em áreas externas.

Prefira peças de um bom material

As estátuas ou esculturas decorativas podem ser confeccionadas de diferentes materiais, como cobre, ferro fundido, bronze, zamac, mármore, cerâmica, madeira, poliresina e resina. Por isso, antes de adquirir qualquer peça, é interessante conhecer cada um desses materiais.

Assim, você passa a ter conhecimento sobre as características de cada escultura. Os modelos de ferro fundido, por exemplo, apresentam uma resistência maior, no entanto, têm um visual mais clean, já que, na maioria das vezes, apresentam uma única cor. Enquanto isso, as peças de cerâmica são um pouco mais frágeis, mas são muito mais delicadas, ideias para decorações em ambientes internos.

Crie uma decoração harmônica com as esculturas

Para deixar a decoração do ambiente harmônica, é elementar que a escultura escolhida combine com os itens já existentes no espaço e com o próprio estilo decorativo do local. O design da peça, assim como a cor e o tamanho, devem combinar com a sua casa.

Esculturas de animais, por exemplo, são ótimas opções para os ambientes mais rústicos, enquanto candelabros e imagens sacras combinam com ambientes mais clássicos. Já as peças menores e mais delicadas são ideias para ambientes minimalistas e as esculturas retrôs, como de bicicleta e de relógio, combinam com espaços vintages.

Leve em consideração a cor da peça

Outro ponto importante é pensar no significado das cores ao adquirir um item. Além de tornar o espaço equilibrado, visualmente falando, essa é uma maneira de transferir ao espaço a representação da cor.

A cor branca, por exemplo, transmite tranquilidade e paz. Por isso, é ideal para ambientes internos que exigem concentração e calma, como quartos e escritórios. Já a cor amarela representa a alegria e, por esse motivo, é uma ótima opção para ambientes mais festivos, como sala de estar e áreas externas.

Combine-as com plantas

Por fim, mais uma dica incrível é utilizar as esculturas junto com as plantas e as flores, principalmente em espaços externos. Além de deixar o ambiente incrementado, esse é um jeito de oferecer um estilo mais específico para a sua casa e de criar um pequeno jardim que leva frescor, leveza e beleza à decoração.

Em espaços mais rústicos, aposte em cactos, que oferecem um charme exótico. Já as samambaias e as palmeiras devem ser utilizadas em espaços mais tropicais, por exemplo. Tenha cuidado apenas para que a planta não apareça demais e acabe escondendo a escultura. O tamanho dos dois itens deve ser proporcional.

Pronto! Agora que você já viu como criar uma linda decoração com esculturas, aproveite as nossas dicas e deixe a sua casa ainda mais bonita e elegante. Não se esqueça de que é uma maneira diferente e estilosa de decorar ambientes!

Gostou desta publicação? Então confira as nossas incríveis estátuas decorativas, ideais para tornar qualquer ambiente mais charmoso! Até mais!

Deixe seu comentário!