18.09.2017 • Decoração

Quartos pequenos: veja como decorar!

Para muitos, decorar cômodos de pequenas dimensões soa assustador, mas decorar quartos pequenos, onde é necessário colocar, no mínimo, uma cama, um armário e um criado mudo, soa quase impossível.

No entanto, com as dicas certas, é fácil perceber que o que falta em espaço é totalmente compensado com charme e aconchego. Desde peças de decoração até ideias de armazenamento, listamos aqui tudo o que você precisa saber na hora de deixar seu quarto como sempre sonhou. Confira!

1. Crie um ponto focal

Cada ambiente tem seu ponto focal — um local atraente que estabelece uma hierarquia e dá a impressão de que o espaço é amplo, fazendo com que você não veja apenas um amontoado de coisas. Nos quartos pequenos, o ponto focal é, na maioria das vezes, a cabeceira da cama ou a janela.

Assim, se sua ideia é destacar a cama, aposte em uma combinação de almofadas altas e uma bela roupa de cama. Se prefere que a janela chame a atenção, invista em uma cortina de tecido imponente como o shantung. Para que os elementos não briguem, use cores neutras para aqueles que você quer deixar em segundo plano.

2. Facilite a circulação

Pode ser tentador comprar a maior cama possível para você e seu companheiro, não é mesmo? Mas fazer isso em um espaço pequeno é um erro, pois além de atrapalhar a circulação, ele tende a causar uma sensação sufocante e apertada.

Em vez disso, opte por uma cama de dimensões menores e que não vá dar a ideia de que ela é grande demais para o espaço — ela vai favorecer a passagem sem deixar o conforto de lado. Uma boa dica é escolher as de cabeceiras em grades metálicas, elas são lindas e trazem leveza e amplitude.

3. Não tenha medo das cores

Há duas maneiras de decorar um quarto pequeno quando o assunto é cor: você pode torná-lo mais acolhedor com vermelhos ou tons terrosos. Ou, você pode aumentar a luz natural, com cores claras como o branco ou tons pastéis.

Independente da escolha, vá em frente. Se engana quem pensa que os quartos pequenos não precisam de personalidade. Então nos quadrosvasos, cadeiras, criados mudos, tapetes, paredes, e até na colcha da cama, não tenha medo das cores e imponha o seu estilo.

4. Inove no armazenamento

Em ambientes apertados, cada metro quadrado é um potencial armazenamento para seus itens pessoais. Seja aproveitando o espaço da cama, do guarda roupa, ou até do pufe, a ideia aqui é fugir do senso comum e inovar!

Procure pelas camas com gavetas ou do tipo baú. Invista em uma arara de loja, que além de manter suas roupas organizadas, traz um ar moderno. Abuse dos chamados otomanos (espécie de pufe-baú de origem árabe). Ou ainda, aproveite ao máximo o espaço do armário com organizadores práticos e bonitos.

5. Invista em um grande espelho

Esse é, com certeza, um dos truques mais clássicos para dar a impressão de que um ambiente pequeno é bem maior. E sabe por que ele é um clássico? Porque funciona!

Um grande espelho de parede pode visualmente expandir o espaço para quase o dobro do seu tamanho real. Se possível, coloque-o em frente à janela para transmitir ainda mais a ideia de amplidão – ele reflete a luz e cria a ilusão de uma janela a mais no quarto.

6. Tenha a verticalidade em mente

Quando você não pode ir para os lados, vá para cima! Móveis altos como estantes, divisórias, e aparadores ajudam um pequeno espaço parecer mais longo e amplo.

Evite móveis que fiquem muito próximos do chão, pois embora pareça que eles aumentarão o espaço visual, eles podem realmente fazer o quarto parecer menor. Além disso, tirar proveito do espaço vertical para também aumentar o seu armazenamento é uma ótima ideia.

Com a decoração certa, quartos pequenos podem ser tão elegantes e funcionais como os de grandes dimensões e, com certeza, essas dicas vão garantir equilíbrio e bem-estar para o ambiente.

Esperamos que você tenha gostado e, caso conheça mais alguma dica infalível, não deixe de comentar!

Deixe seu comentário!