30.08.2017 • Decoração

Como escolher a mesa ideal para a sua sala de jantar

Se você está pensando em projetar sua sala de jantar, então sabe que a tarefa não está entre as mais fáceis. Além de considerar o gosto pessoal, é fundamental levar outros aspectos em conta, como as dimensões, usabilidade e circulação do ambiente.

Sabendo de todos esses pontos, é bem provável que você tenha percebido que escolher mesa de jantar não é tão fácil quanto as pessoas pensam, não é mesmo? Para te ajudar, trazemos neste post algumas dicas para acertar na escolha. Acompanhe:

Analise as dimensões

Se você é o tipo de pessoa que adora receber visitas e sentar na mesa para conversar por horas e horas, então é bem provável que queira escolher uma mesa de jantar grande, certo? Por mais que isso pareça fazer sentido, nem sempre essa é a melhor opção.

Por isso, o primeiro passo envolve considerar o espaço que você tem disponível. Como muitos dos imóveis comercializados hoje têm um perfil menor e mais compacto, é bom escolher de forma planejada e tomar cuidado para quem a mesa não acabe “esmagando” os outros ambientes.

Considere o modelo da mesa

Outro ponto a se considerar é o tipo de mesa. Se você gosta de receber as pessoas, por exemplo, pode optar por uma mesa redonda, oval ou com canto alemão, pois assim fica mais fácil reunir os grupos.

Por outro lado, quem tem muito espaço pode explorar sem medo os modelos retangulares e quadrados, pois eles são os mais indicados para essa situação.

De toda forma, uma coisa não dá para fugir: a mesa deve ter entre 80 a 100 centímetros de distância entre a borda e a parede, ou ainda dos móveis ao seu redor. Essa é a melhor maneira de garantir que elas sejam afastadas quando a pessoa quiser se levantar.

Veja se ela impede a circulação

Se a mesa fica em um ambiente de circulação, sua escolha deve ser ainda mais criteriosa. O ideal, nesses casos, é que a distância seja ainda maior, pois assim as pessoas podem ter acesso a outros lugares da casa sem grande dificuldade.

Quando começar a escolher mesa de jantar, não deixe de considerar a circulação e fazer com que seus convidados fiquem ainda mais à vontade nessa situação.

Planeje os materiais que serão usados

As mesas podem seguir os mais diversos modelos, sempre levando em consideração o gosto da pessoa e as particularidades de decoração.Elas podem ser de madeira, ferro, alumínio, vidro, pedras e os mais variados elementos.

Considere aqui a durabilidade de cada um deles, o tipo de cuidado que terá que adotar e como eles combinam com a sua casa. Pense o tipo de espaço que você tem e o que combinaria melhor.

Pense nas cadeiras

As cadeiras são componentes indispensáveis para montar a sua sala de jantar. Antigamente, era quase uma regra que eles fossem do mesmo material que a mesa, mas essa realidade mudou muito.

Hoje elas podem ser variadas, tanto no estilo quanto na estampa, com cores diferentes e vários outros detalhes. O fundamental é que elas conversem com o estilo da mesa e da casa.

Agora que você já sabe que a tarefa de escolher mesa de jantar não é nada fácil, não deixe de considerar todos esses pontos antes de comprar a sua. Assim fica mais fácil garantir uma escolha mais acertada, concorda? Se você leva em consideração um outro ponto que não citamos aqui, que tal compartilhar no campo dos comentários? Assim você ajuda outras pessoas nessa tarefa também!

Deixe seu comentário!