18.09.2017 • Decoração

Saiba como decorar apartamentos pequenos

Você já parou para pensar nas diversas vantagens que apartamentos pequenos podem ter? Rapidez na limpeza, facilidade na manutenção e investimento menor para compra ou aluguel são alguns dos benefícios que esses apartamentos podem oferecer.

Tendo em vista que cada vez mais pessoas estão morando em apartamentos menores por conta dessas e de outras facilidades, vamos ajudar aqueles que precisam de uma mão na hora da decoração.

Com estas dicas preciosas, apartamentos pequenos vão ficar lindos e parecer muito maiores, acredite!

Não abra mão de espelhos

Pode ser um grande, do piso ao teto, ou peças menores para compor uma parede: espelhos são itens quase obrigatórios se você quiser dar amplitude ao cômodo e, ainda, conferir um quê de sofisticação ao ambiente.

Se você preza pelo estilo mais clássico na decoração, aposte em espelhos com molduras ornamentadas. Se tiver um estilo mais moderno, espelhos sem moldura dão conta do recado.

Aposte nos móveis multifuncionais

Ninguém quer ter um apartamento com pouco espaço que fique atulhado de móveis e acessórios desnecessários, não é mesmo? Além de dificultar a circulação, mobília em excesso junta mais sujeira e deixa a impressão de que os ambientes são menores do que eles realmente são.

Uma ideia interessante é investir em um baú que também faça as vezes de uma mesa de centro. Assim, você terá um lugar de apoio que também é ótimo para armazenar itens que não precisam estar ao alcance imediato, como livros e DVDs, por exemplo.

Outra dica é o sofá-cama, peça de dupla funcionalidade, ou as camas a meia altura, aquelas elevadas, que deixam um vão embaixo (no espaço que sobra, pode ser montado um home office, por exemplo).

Opte por cores claras

Quando vamos decorar ambientes pequenos, é quase impossível fugir da paleta de cores claras. Tons suaves conferem amplitude inegável aos ambientes, principalmente se móveis e paredes apresentarem a mesma cor.

Para os apaixonados por matizes vibrantes, aposte em objetos decorativos, como vasos e porta-retratos, para colorir e dar alegria à composição.

Não use tapetes grandes

Deixar o chão visível é um dos principais mandamentos da decoração para ambientes pequenos. Para criar a sensação de espaços maiores, aposte em piso de cores claras, e se o tapete for mandatório para o seu bem-estar, não abuse do tamanho.

O uso de passadeiras, aqueles tapetes com o comprimento bem maior que a largura, é uma ótima solução e proporciona o mesmo efeito aconchegante e acolhedor.

Não se esqueça: menos é mais

Decorar apartamentos pequenos é quase um exercício de desapego, já que você terá que escolher muito bem o que vai compor seu ambiente. A dica é apostar em produtos funcionais que também sejam decorativos, assim, você sai ganhando no espaço e na beleza.

Cortinas podem ser abolidas, a não ser que você precise preservar sua privacidade. Se optar por elas, aposte naquelas feitas de materiais suaves e em cores claras para manter o ambiente leve.

Uma mesa de jantar é realmente necessária? Caso você possua uma cozinha americana, as refeições podem se tornar mais agradáveis e informais se forem feitas na bancada. Se não, aposte em tampos de vidro para a mesa. Modernos, eles não pesam na composição final.

Gostou das nossas dicas? Tudo pronto para colocar a mão na massa e transformar seu apartamento? Siga-nos no Facebook e Instagram para se inspirar em nossas ideias!

Deixe seu comentário!