18.11.2016 • Cozinha

Aprenda a decorar a cozinha no estilo minimalista!

Decorar a cozinha é um dos momentos mais prazerosos na hora de planejar e realizar a decoração da casa. Afinal, é importante que ela seja aconchegante, organizada e tenha tudo o que vai facilitar o dia a dia.

Muitas pessoas têm adotado o estilo minimalista para esse ambiente. Se você já ouviu falar sobre esse tipo de decoração, mas não sabe bem como aplicá-lo na sua cozinha, não precisa se preocupar. Vamos te apresentar o minimalismo e dar boas dicas de como fazer uma decoração minimalista na sua cozinha.

Confira!

Estilo minimalista

A principal característica desse estilo é a praticidade. O minimalismo é baseado na criação de ambientes funcionais, que facilitem e tragam praticidade para o cotidiano dos moradores. Além disso, é costume utilizar poucos móveis e objetos decorativos, apenas os que de fato terão utilidade para o ambiente.

Porém, é importante frisar que o minimalismo não é um estilo simplório, muito pelo contrário. Os espaços com essa decoração costumam ser bem elegantes e sofisticados, com materiais de qualidade e design diferenciado. Geralmente, utilizam-se mais linhas retas nos móveis e é também característico um espaço maior para circulação, o que é importante para uma cozinha.

Armários planejados

Na hora de decorar a cozinha no estilo minimalista, os armários planejados são grandes aliados. Eles são pensados e confeccionados de acordo com as necessidades do morador naquele espaço da casa, sendo extremamente funcionais – característica básica desse estilo.

As cozinhas com esse tipo de decoração costumam ter armários com vários compartimentos, mas todos com utilidade. Além disso, eles são parte fundamental dessa decoração, já que não haverá muitos objetos usados para enfeitar o ambiente.

Outra particularidade dos armários planejados nesse estilo são os puxadores, que não costumam ser grandes ou chamativos, o que deixa o visual bem limpo. Outros pontos são as linhas retas e bem demarcadas e a integração deles – tanto de cores quanto de formatos – com as paredes e eletrodomésticos.

Utensílios guardados

Uma cozinha minimalista é um lugar muito organizado – traço marcante do estilo – no qual não encontramos objetos e utensílios em cima de bancadas, por exemplo. O ambiente é todo muito limpo, sem nenhum tipo de poluição visual, como potes de mantimentos, escorredores ou prateleiras com muitos itens.

A ideia aqui é deixar tudo guardado no seu devido lugar, que deve preferencialmente ser dentro dos armários. Os objetos devem ocupar o mínimo de espaço possível na bancada da cozinha, pois essa organização traz para o espaço sofisticação e elegância.

Cores Neutras

Usar cores neutras é um aspecto forte do estilo minimalista, especialmente para decorar a cozinha. As cores mais utilizadas são as claras, como o branco, bege, gelo, mas também é possível apostar em cores mais escuras, pois as cozinhas não precisam ficar restritas aos tons claros. O preto, cinza e marrom são opções que compõem muito bem uma cozinha minimalista. Inclusive, é possível mesclar tons claros e escuros, deixando o lugar muito bonito.

Se você preferir colocar um pouco de cor no espaço, opte por uma única cor para compor com o tom neutro escolhido, como azul-celeste, roxo e vermelho, por exemplo.

Objetos funcionais

Tenha em mente que tudo aquilo que estiver na sua cozinha deve ter alguma utilidade, o seu ambiente deve ser funcional. Com o minimalismo, os objetos que são meramente decorativos perdem espaço, sobrando uns poucos vasos com flores.

Se a bancada completamente vazia não te agradar muito, a decoração dela pode ficar por conta de alguns frascos de temperos ou uma fruteira, por exemplo. Mas não esqueça que exageros não combinam com esse estilo.

O importante na hora de decorar a cozinha é conhecer cada estilo e ver qual combina com o seu e com o resto da sua casa, assim, você evita cômodos com estilos diferentes e uma casa desarmonizada, com a qual você não se identifique. Cada taça, vaso e aparelho de jantar, por exemplo, devem ter a sua “cara”, para você se sentir bem e aconchegante em casa.

Tirou suas dúvidas sobre o minimalismo na decoração da cozinha? Então, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem mais sobre o tema.

Deixe seu comentário!