02.01.2018 • Decoração

Pantone 2018: conheça as principais tendências em cores

Entra ano, sai ano, mas uma coisa não muda: a cada ciclo de 12 meses, a Pantone LLC lança uma cartela com as tonalidades que vão estar em alta e dominar o design gráfico, a moda, as artes plásticas e, em especial, a arquitetura e o design de interiores. Portanto, quem quer deixar o lar bonito, sofisticado e antenado com as tendências do momento deve ficar atento à paleta Pantone 2018!

E como não poderia deixar de ser, a empresa inovou mais uma vez e trouxe tons ousados, intensos e (muito) coloridos — tanto é que remetem ao efeito da iridescência, ou seja, o reflexo da luz em formato de arco-íris. Para ajudar você a se inspirar na hora de decorar o lar usando essas tonalidades e, de quebra, aprender mais sobre os significados por trás delas, confira o nosso post! Inspiração não vai faltar!

Ultra violet

Para começar, não podemos deixar de falar dos tons que serão as principais febres durante o ano, não é mesmo? Esse é o caso da ultra violet, eleito pela companhia como nada mais, nada menos do que a cor do ano. 

Forte e chamativa, a tonalidade — que é uma vertente do roxo — é considerada energizante, artística e, sobretudo, original. Ela é capaz de despertar a criatividade, incentivar a autocontemplação e estimular a expressão das mais diferentes personalidades.

É uma aposta certeira para quem deseja ter móveis e acessórios personalizados que agreguem status de exclusividade à ambientação dos cômodos. Sofás, poltronas, pufes e futons são alguns exemplos de itens para adquirir com essa cor!

Cherry Tomato

Continuando a linha de tonalidades intensas e vibrantes, há o vermelho-laranja cherry tomato. Representando a impulsividade, a coragem e a energia, ele é o tipo de tom capaz de atrair olhares onde quer que seja aplicado e nunca passar despercebido. É ideal para estimular o movimento, provocar a comunicação e incitar a fome.

É ótimo para ser aplicada na cozinha devido às características que possui — já que esse é o cômodo destinado para o preparo de refeições —, podendo estar presente em eletroportáteis ou utensílios (canecas, panelas, formas etc).

Almost Mauve

Fora o roxo e o vermelho-laranja, há um rosa que certamente será o tom preferido de muitas pessoas: o almost mauve. O motivo? É que esse rosa puxado para o off white tem um forte aspecto retrô e é uma das poucas cores que contrasta com as demais da paleta Pantone 2018 justamente pela leveza, requinte e discrição que possui.

Apesar de ser uma cor fria, ainda é capaz de despertar aconchego, tranquilidade e paz. É, sem dúvidas, a melhor alternativa para substituir o branco das paredes, seja como pintura ou outros revestimentos (adesivos e papéis de parede).

Meadowlark

Por fim, há o amarelo meadowlark, que remete ao ouro, à luz solar e às estações mais quentes do ano — isto é, a primavera e o verão. Ela é enérgica, forte e arrebatadora. É uma cor que inspira o alto astral, o bem-estar e estimula a criação. Devido a esse aspecto tão vivo, é o tipo de tom indicado para estar nos detalhes do décor da sua casa, como quadros, vasos, estátuas, relógios etc.

Como você viu, a paleta Pantone 2018 permite diversificar e inovar nos mais diferentes espaços da sua casa. Portanto, explore as principais cores que serão as preferidas deste ano e deixe sua residência muito mais pessoal e antenada ao que está em alta no design de interiores! Aproveite o tema do post e confira também a tendência das taças coloridas!

Deixe seu comentário!