11.01.2017 • Decoração

Qual a melhor disposição dos móveis para sua casa?

O desafio de quem está indo morar em apartamentos novos agora é o espaço disponível. Com imóveis cada vez menores, decorar bem a casa e aproveitar o máximo de espaço depende de entender a melhor disposição dos móveis.

Apesar disso, os métodos para otimizar a decoração da casa e torná-la funcional não são tão complicados quanto parecem! Seguindo algumas dicas simples, você consegue tornar a sua casa mais aconchegante e preparada para receber bem amigos e convidados.

Neste artigo, entenda como melhorar a disposição dos móveis em sua casa e transformar um cômodo em um ambiente repleto de conforto e hospitalidade!

Atenção à circulação do cômodo

A primeira regra para otimizar o espaço de sua casa é referente aos lugares que você não ocupa. Ou seja, é muito mais importante que você entenda onde não pôr os móveis, prevendo conforto no trânsito pela sala ou cozinha, por exemplo.

Antes de comprar os móveis e peças decorativas, meça os espaços de sua casa e planeje os ambientes minimamente, já prevendo onde os móveis mais importantes ficarão. É importante prestar atenção à circulação do cômodo para aproveitar todo o espaço disponível de forma inteligente, ampliando o ambiente.

Menos é mais

Se no seu imóvel não há espaço para 2 sofás, poltronas e uma mesa de 6 cadeiras, não se preocupe: menos é mais. É possível criar uma decoração agradável e sofisticada em um espaço pequeno.

Evite sobrecarregar a decoração com itens desnecessários, se o cômodo não comporta aquilo. Uma melhor disposição dos móveis também pode significar deixar de lado a mesa de centro, facilmente substituída por mesas laterais, deixando o meio da sala livre.

Além disso, priorize o principal item dos cômodos mais importantes. Na cozinha, por exemplo, é importante que você prefira dar espaço aos utensílios de cozinha do que a itens de decoração supérfluos.

Inclusive, se você quer entender melhor quais os utensílios indispensáveis, leia nosso artigo sobre como escolher as melhores peças para sua cozinha.

A disposição da mesa faz diferença na sala de jantar

De nada adianta ter um belo aparelho de jantar na mesa durante a festa entre amigos, se a sua sala de jantar parece ser desorganizada e apertada demais. Os convidados não se sentirão em casa e isso é um problema!

Invista numa mesa adequada para o espaço que você tem disponível e mantenha uma distância de 80cm entre a mesa e as paredes. Assim, o espaço de circulação é respeitado e o conforto mantido.

Na pior das hipóteses, coloque a mesa no canto de uma parede, priorizando o espaço de circulação. Dessa forma, o ambiente continuará confortável e apto para receber convidados.

Inclusive, não deixe de ler o artigo sobre como montar a mesa de jantar perfeita e receber bem convidados.

Cuidados com móveis otimizam espaço na sala de estar

A decoração da sala de estar é um verdadeiro desafio. Além de lidar com a otimização de espaço, é necessário um esforço para deixar o cômodo com personalidade e do jeito que você sempre sonhou.

Em espaços pequenos, dê preferência ao sofá, transformando-o em peça-chave na decoração. Para complementar o visual do cômodo, use quadros ou estantes nas paredes, além de almofadas e outros itens decorativos móveis e pequenos.

Detalhes do quarto tornam a suíte mais espaçosa

Esse é um dos espaços mais importantes da casa e deve ser tratado com igual cuidado. Evite encostar a cama na parede e mantenha uma distância de pelo menos 50 cm entre os dois.

Além disso, papéis de parede são uma ótima pedida para decorar o quarto sem ocupar espaço. Para manter tudo no lugar, caixas organizadoras serão sua principal aliada: elas podem ser colocadas em cima do guarda-roupa ou até debaixo da cama.

Entendeu os passos para uma melhor disposição dos móveis na casa? Você tem dicas, dúvidas ou gostaria de compartilhar sua experiência sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe seu comentário!