01.06.2017 • Decoração

Saiba como decorar a casa sem fazer reforma!

Montar o lar dos sonhos é o desejo de muita gente. Porém, diversos fatores podem dificultar ou mesmo atrasar o processo de decorar a casa do jeito que você deseja, não é verdade?

Às vezes o problema é o orçamento; outras vezes a correria da rotina atarefada ou, ainda, o trabalho que uma reforma dá — e isso inclui aquele quebra-quebra, a sujeira por diversos cômodos e o fluxo intenso de pessoas no imóvel.

Por essa razão, é muito importante buscar inspirações para a decoração que transformem e revitalizem os ambientes sem precisar reformar nada. Listamos, abaixo, 5 exemplos para ajudar nessa missão. Confira!

1. Restaure móveis antigos

A primeira sugestão de nossa lista é a restauração de móveis antigos. Afinal, para muitas pessoas, o ato de decorar a casa acarreta quase que obrigatoriamente a compra de um novo mobiliário.

Porém, essa ideia está equivocada. Você pode, sim, adquirir novos itens (e não há problemas nisso). Contudo, também é possível reaproveitar o que já tem no imóvel e, em alguns casos, deixou de lado por estar com um aspecto desgastado ou sem funcionar adequadamente.

A razão disso é que, em grande parcela dessas situações, a mobília pode ser completamente restaurada com um lixamento, uma nova pintura, um conserto ou um mesmo novo revestimento.

Feito qualquer um desses processos, a qualidade e a aparência do móvel são resgatados e ele pode ser novamente inserido na decoração da casa. Isso inclui possíveis referências a estilos específicos de decoração, como o industrial, o vintage ou o rústico.

2. Mude a mobília de lugar para decorar a casa

Além da ideia anterior para decorar a casa, invista em uma alternativa simples, mas capaz de dar uma repaginada nos mais diferentes cômodos: a mudança da mobília de lugar.

Contudo, não se trata apenas de tirar um móvel de um canto e passar para o outro, pelo contrário. A ideia aqui é escolher um dia para analisar as medidas do ambiente, como o quarto ou a sala, e reavaliar o local onde o mobiliário está inserido.

Isso porque, muitas vezes, você conta com mais peças em um mesmo recinto do que precisa e de forma desordenada. Dessa forma, acaba-se obstruindo o espaço, diminuindo a área de circulação e deixando o local menor visualmente.

Portanto, faça as devidas mudanças para valorizar o cômodo e dar uma repaginada nele. Uma sugestão para essa reorganização, por exemplo, é adotar a disposição retilínea para os móveis, que otimizará o espaço, facilitará a arrumação e, de quebra, ainda ajudará na limpeza diária.

3. Troque as cores das paredes

Outra sugestão simples para decorar a casa sem fazer reforma é trocar a cor das paredes. Afinal, a paleta de cores de um ambiente tem um impacto muito grande na sua sensação de conforto e bem-estar, além de favorecer a iluminação local.

Isso porque superfícies com tons fechados, especialmente em cômodos pequenos, tornam o lugar escuro e absorvem muito mais calor. Além disso, elas podem se tornar visualmente incômodas caso o recinto seja uma cozinha ou um home office, onde você precisa de um lugar iluminado e claro para se concentrar e prestar mais atenção nas atividades que está realizando.

Contudo, isso não significa que todo o seu lar deve ser branco ou ter apenas cores neutras: pelo contrário. Você pode explorar uma infinidade de tonalidades, desde que haja um equilíbrio entre revestimentos, mobílias e acessórios de decoração.

Outro ponto importante é a possibilidade de investir não apenas em novas pinturas, mas também em papéis de parede, adesivos e painéis 3D para personalizar seu lar com criatividade e bom gosto, pois eles são fáceis de aplicar (ou instalar) e bem práticos quanto à manutenção.

4. Invista em piso laminado ou vinílico

Quando se pensa em mudar o piso do lar, é quase automática a associação que fazemos com a necessidade de reforma, não é mesmo? Imaginamos material de construção, interdição dos ambientes da residência e todo aquele incômodo causado por obra que tanto atrapalha a rotina.

Porém, a verdade é que uma coisa não está, necessariamente, ligada à outra. Ou seja: é possível dar uma nova cara ao seu imóvel sem precisar recorrer a nada disso.

Se você está se perguntando como fazer isso, não se preocupe, pois nós explicamos: por meio dos pisos laminados ou vinílicos. E o motivo é muito simples, já que, além da variedade de cores e estilos que se pode encontrar, muitos modelos contam com uma instalação otimizada.

Portanto, não será necessário usar cola ou qualquer outro produto para grudá-lo ao revestimento anterior. Na realidade, vários deles são produzidos como peças de encaixe. Logo, basta uni-los (como em um quebra-cabeça) e, automaticamente, eles estarão aplicados no piso.

5. Aposte na luminosidade dos ambientes

Por fim, mas não menos importante, faça da iluminação sua aliada ao decorar a casa. Lembre-se sempre de que o papel das luzes não se resume apenas a tornar um cômodo claro.

Quando bem pensada e, principalmente, bem explorada, ela é capaz de mudar completamente o visual de um ambiente, deixando-o visualmente maior, realçando os revestimentos e destacando objetos decorativos que antes estavam “apagados”.

Na sala, o uso de luminárias de piso e abajures é uma ótima escolha, pois essas peças geram luz indireta e deixam o local mais aconchegante. Já nos quartos, as arandelas e os plafons auxiliam na criação de luz difusa e mais suave (sem a criação de sombras), o que é perfeito para induzir as pessoas ao sono e ao relaxamento.

Na cozinha, por sua vez, são indicados fachos de luz uniformes e alternados, que deixem toda a área bastante clara, mas que não se tornem invasivos ou incômodos aos olhos. Afinal, você precisará manusear diversos utensílios, como facas e panelas, com o máximo de atenção.

Viu só como é possível decorar a casa com ideias simples e práticas que estão ao seu alcance? Então, não deixe de usá-las no seu lar, tornando-o um espaço mais agradável, convidativo e com a sua cara para receber familiares e amigos.

Aproveite e siga a gente nas redes sociais — Facebook e Instagram — para ter acesso a outras sugestões e montar o lar que sempre desejou!

Deixe seu comentário!