26.05.2017 • Decoração

Saiba como utilizar fotografia na decoração

Usar fotografia na decoração é uma maneira deixar os ambientes mais bonitos e dar um ar emotivo a eles. O problema é que, na hora de planejar, muitas dúvidas podem surgir.

Por exemplo: vale misturar fotos em preto e branco com coloridas? É importante usar vidros sobre elas? Como criar harmonia com outros elementos decorativos?

Caso tenha se identificado com algumas delas e queira acabar de vez com as suas incertezas sobre o uso de fotos na decoração, continue a leitura!

Em qual altura pendurar a fotografia?

Se você colocará uma fotografia na parede e quer que todos tenham uma visão agradável dela, é importante considerar algumas medidas.

As fotos devem ter o seu centro a 1,60 m do chão ou a pelo menos 20 cm de móveis encostados na parede. Desse modo, pessoas de diferentes estaturas se sentirão confortáveis ao olhar para ela.

Pode misturar fotos em preto e branco com coloridas?

Não há o menor problema em juntar fotos de diferentes tonalidades numa mesma composição — pelo contrário, o resultado pode ser muito interessante!

No entanto, se seu desejo é criar uma sequência de fotografias uma ao lado da outra, o mais indicado é seguir a mesma cor. Desse modo, você estabelece uma continuidade.

Qual outra forma de usar fotografia na decoração sem pendurá-la?

Se você não quer pendurar suas fotografias na parede, há ainda inúmeras formas de usá-las no ambiente.

Você pode colocá-las em porta-retratos sobre o rack da sala de TV ou o aparador da mesa de jantar; usar uma foto de grandes dimensões apoiada no chão do hall; ou aplicá-las em uma superfície magnética e pregá-las na geladeira da cozinha gourmet.

É importante usar vidros sobre as fotografias?

Por mais que as impressões profissionais contem com uma camada de proteção, o vidro é de extrema importância para garantir a longevidade das fotografias.

Qualquer vidro comum cumpre bem a função, mas, se possível, opte pelos que possuem capacidade anti raios UV (para não a imagem não desbotar) e antirreflexo (para permitir uma boa visualização).

Que tipo de moldura usar?

As molduras não são obrigatórias, mas podem destacar a imagem e dar acabamento.

As retas e finas são as favoritas de muitos, pois são simples e combinam com qualquer ambiente. No entanto, misturar diferentes modelos, como clássicas, arredondadas e ornamentadas, é uma maneira de criar um espaço bonito e descontraído.

Como ter harmonia com os outros elementos?

Cada fotografia combina com um determinado ambiente. Assim, para ter harmonia com outros elementos do espaço, é essencial pensar no que a foto transmite.

Se é um clique de uma obra arquitetônica ou cidade, ela cai bem no home office ou na sala de estar. Se mostra uma comida ou utensílio doméstico, combina com a cozinha. Se é uma paisagem bonita, fica um charme no quarto de casal.

Vale usar passe-partout?

O passe-partout é uma moldura de papel mais grosso colocada entre a foto e o vidro, a fim de destacá-la e também protegê-la do contato direto com o material.

Apesar de estar disponível em muitas cores, os brancos e off-whites são os mais populares. Se você quer dar ênfase a uma imagem, aposte nesse elemento. Quanto mais largo, maior o destaque.

Esperamos que esse artigo tenha acabado com suas dúvidas sobre como usar fotografia na decoração. Seguindo nossas dicas com atenção, você conseguirá ambientes mais aconchegantes e bonitos!

Agora que está por dentro do assunto, que tal conferir alguns modelos de porta-retrato para deixar todos de queixo caído?

Deixe seu comentário!