29.09.2017 • Festas

5 receitas de drinks incríveis para servir em casa

Sabe aquele momento em que você planeja receber em casa os amigos, colegas de trabalho ou mesmo familiares, mas não sabe o que servir a eles? Um baita problema, não é mesmo? Pois, acredite: essa é uma situação que não apenas você, como muitas outras pessoas vivenciam por não conhecer receitas de drinks que sejam saborosas, fáceis de fazer e adequadas ao momento.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas sobre os utensílios que você precisa ter, as bebidas que são indicadas para cada estação, além de 5 sugestões de receitas práticas e incríveis. Confira!

Saiba qual drink servir de acordo com a estação

Antes de começar a fazer diferentes receitas de drinks é necessário aprender sobre um detalhe fundamental: a correlação entre bebidas e estações. Sim, isso existe e é indispensável para que você faça uma recepção memorável e acerte na combinação com o menu servido, sem dificultar a degustação da comida ou gerar desconforto nos seus familiares e convidados.

Mas, como saber se a mistura que estou preparando é mais indicada para o verão e outra para o inverno? Para isso, você precisa se aprofundar um pouco mais nos processos de produção das bebidas destiladas e fermentadas antes de misturá-las. É isso que faremos abaixo!

Bebidas destiladas

As bebidas destiladas, como tequila, whisky, aguardente e vodka, passam por três processos para ampliar a quantidade de etanol no líquido, são eles: vaporização, condensação e, por fim, destilação. Ao final da fabricação, o percentual alcoólico pode chegar a incríveis 95%.

Logo, ao consumirmos uma ou mais opções desse segmento, sofremos um efeito de vasodilatação no nosso corpo devido à maior concentração de álcool. Isto é, há um aumento no fluxo de sangue que chega aos nossos tecidos, órgãos e músculos e que provoca uma sensação de calor quase imediata.

Por isso, esse tipo de bebida é ideal para estações com clima mais ameno e temperaturas baixas, como o outono e o inverno.

Bebidas fermentadas

Já as fermentadas, por sua vez, são elaboradas em uma ou duas etapas, sendo a primeira (e obrigatória) a fermentação, como ocorre com os vinhos, proseccos e espumantes. Já a segunda, que é opcional e ocorre na produção de cervejas, é a pasteurização.

Por não possuírem os mesmos processos das destiladas para aumentar o teor alcoólico, mantendo apenas o obtido por meio do açúcar de frutas e cereais, elas não possuem o mesmo impacto em nossos vasos sanguíneos.

Ou seja, não ocorre vasodilatação e nem, consequentemente, a sensação de aquecimento corporal salvo casos, é claro, de consumo excessivo e prolongado. Por essa razão, as bebidas fermentadas se tornam mais adequadas para a primavera e o verão.

Tenha os utensílios necessários

Ficou muito claro qual tipo de bebida usar para fazer receitas de drinks para eventos, jantares e reuniões na sua casa de acordo com a estação depois da nossa explicação anterior, não é mesmo? Porém, você não pode se esquecer de ter os utensílios necessários para prepará-los.

Afinal, assim você mostra não apenas o seu bom gosto e requinte em dispor dos itens adequados para esses momentos, mas também que tem o know-how para oferecer às suas visitas uma excelente degustação de bebidas.  Portanto, confira o que não pode faltar:

Além disso, é importante ter os copos e taças corretos para servir os drinks que você fará. Isso porque eles podem influenciar a experiência de consumo por criar mais espuma, manter a temperatura da bebida constante, preservar os aromas por mais tempo, etc. Durante nossas sugestões de receitas vamos citar alguns exemplos para que você não erre!

Faça 5 receitas de drinks para seus convidados

Uma vez que você já tenha todos os utensílios necessários e saiba sobre a correlação entre os tipos de bebida e a estação adequada para elas, é hora de colocar a “mão na massa” e preparar algumas receitas de drinks na sua casa. Abaixo, seguem 5 alternativas para você experimentar!

1. Godfather

Ingredientes

  • 20 ml de tequila;

  • 20 ml de licor;

  • 60 ml de whisky

Modo de fazer

Bastante simples, você só precisa misturar (levemente) as três bebidas em uma coqueteleira e, em seguida, passar o conteúdo para um copo on the rocks.

2. Michelada

Ingredientes

  • 1 limão taiti;

  • 1 cerveja em lata (250 ml);

  • 1 colher de chá de sal;

  • 1 colher de chá de pimenta tabasco;

  • 20 ml de molho inglês.

Modo de fazer

Esprema o limão dentro de uma coqueteleira e, em seguida, acrescente os demais itens. Agora, misture bem por, aproximadamente, 40 segundos, e sirva em um copo craft beer ou mesmo em uma caneca para chopp  fica ao seu critério. Para finalizar o drink, acrescente gelo.

3. Orange Blossom

Ingredientes

  • 20 ml de gim;

  • 20 ml de vodka;

  • 100 ml de suco de laranja.

Modo de fazer

Em um coqueteleira, acrescente o gim, a vodka e o suco de laranja. Uma vez feito isso, misture-os por, aproximadamente, 20 segundos. Depois, é só servir em um copo long drink.

4. Bellini

Ingredientes

  • 150 ml de prosecco;

  • 2 pêssegos.

Modo de fazer

Apesar de poucos ingredientes, esse drink exige mais atenção no preparo. Isso porque você deve manter o prosecco a 15º graus antes de usá-lo.

Já quanto aos pêssegos, você deve descascá-los e amassá-los com a ajuda de uma colher até que virem uma polpa para, então, resfriá-los. Após esse processo, basta misturá-los em uma coqueteleira e servir em uma taça flute.

5. Mimosa cítrica

Ingredientes

  • 1 limão taiti;

  • 1 laranja hamlin;

  • 100 ml de vinho branco.

Modo de fazer

Deixe o vinho resfriando desde o dia anterior ao preparo do drink. Já ao fazê-lo, bata moderadamente os ingredientes na coqueteleira e despeje em uma taça com bocal estreito, como as de vinho branco. Para finalizá-lo, acrescente uma pequena flor de hortelã.

E então, gostou das nossas sugestões de receitas de drinks? Aproveite-as, assim como as dicas de utensílios necessários para o preparo deles e de bebidas para cada estação. Você vai proporcionar recepções inesquecíveis para suas visitas! Aproveite também e compartilhe nossas dicas de receitas com seus amigos nas redes sociais para inspirá-los!

Deixe seu comentário!