10.02.2017 • Festas

6 dicas para um churrasco de sucesso!

Um bom churrasco é um dos melhores pretextos para reunir a família, receber os amigos e, de quebra, saborear os mais variados cortes e tipos de carne. Acompanhado de uma cerveja gelada melhor ainda, não é mesmo?

Mas, nem sempre o churrasqueiro da turma sabe de todos os segredos para temperar, amaciar e assar uma boa carne, sem deixá-la passar do ponto. A quantidade de carne a ser comprada é outro ponto importante para não haver desperdícios em seu churrasco ou, pior ainda, faltar algo.

Por isso, neste post vamos dar 6 dicas para preparar um churrasco de sucesso! Confira!

1. Compre a quantidade certa

Qualquer churrasco começa no supermercado ou no açougue. Para comprar a quantidade de carne aproximada da ideal, que não sobre tanto e muito menos falte, calcule 500g para os homens, 400g para as mulheres e 350g para a criançada. Lembre-se que você ainda pode acrescentar arroz, pães, vinagrete, queijos, farofa e salada ao seu churrasco.

2. Diversifique os tipos de carnes

Nem só de carne bovina se faz um bom churrasco! Diversifique sua escolha com picanha, filé mignon, miolo de alcatra, maminha ou fraldinha, mas sem se esquecer da linguiça, costelinha de porco e da sobrecoxa do frango. Coração de galinha, espetinho de queijo coalho e pão de alho também são excelentes opções para diversificar o banquete.

3. Escolha as melhores peças para seu churrasco

Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade! No churrasco, essa máxima prevalece! Uma boa peça de picanha, por exemplo, deve ter no máximo 1,1kg. Fique atento também à quantidade de gordura de cada peça e, sobretudo, de fibras brancas entremeadas na carne, pois elas influenciam na maciez e no sabor do corte.

4. Prepare o fogo perfeito

Uma hora antes do início do churrasco a churrasqueira deve ser acesa até formar um leito de brasa para, aí sim, você começar a assar suas carnes. Isso demora, em média, entre 30 e 40 minutos para acontecer. O ideal é colocar meio saco de carvão de um lado da churrasqueira e a outra metade do outro.

E aqui vai uma dica importante: acenda só de um lado e deixe a outra metade do carvão pegar a temperatura da churrasqueira e queimar sozinho, para que ela fique sempre constante e não diminua.

5. Acerte no tempero

O sal grosso é o único tempero que deve ser usado em um churrasco. Nada além disso! Ele deve ser passado na medida certa dos dois lados da carne. Além do sabor, ele serve como uma proteção para que a carne não perca a suculência e resseque internamente enquanto estiver no fogo.

6. Encontre o ponto ideal

O ponto ideal varia de cada tipo de corte. Mas, geralmente, quando forma uma crosta embaixo e ela começa a suar por cima, você deve virá-la pela primeira e única vez.

Quando formar uma outra crosta, dessa vez na parte de baixo, e umedecer novamente em cima, ela pode ser servida. E na hora do corte, faça sempre contra as fibras da carne para não endurecer a peça.

Agora que você já sabe as principais dicas para fazer um churrasco campeão, faça da grelha sua melhor amiga e do calor da brasa seu companheiro.

Caso seja sua primeira vez, fique tranquilo que a experiência vem com a prática. Mas, antes, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas dicas para fazer um churrasco de sucesso. Até a próxima!

Deixe seu comentário!