07.08.2017 • Festas

Copo para cerveja: como escolher o modelo ideal para cada tipo

Um bom apreciador de cerveja sabe muito bem que não é somente a temperatura que influencia no sabor. O tipo de copo para cerveja também interfere, e pode contribuir muito para sua apreciação. 

Não pode ser qualquer copo. Cada um tem um formato diferente, que acentua os detalhes da bebida. E apesar de parecer um pouco complicado, escolher o copo ideal pode garantir maior praticidade na hora da degustação.

Quer saber mais? Confira aqui 4 tipos de copos de cerveja e suas indicações.

1. Pilsner

Esse copo foi projetado e é usado principalmente para degustar cervejas mais leves, como a pilsen.

Normalmente, há uma variedade de tamanhos desse copo, mas todos têm em comum o design delgado e o topo mais amplo, que ajudam a manter a camada de espuma e a direcionar melhor os sabores e aromas da cerveja.

O modelo é bastante popular entre os americanos e europeus, mas seu uso vem crescendo também no Brasil.

Seu formato aumenta a possibilidade de apreciar o verdadeiro sabor da sua cerveja. No entanto, a única desvantagem é que normalmente possui menor capacidade de cerveja que outros tipos de copo.

2. Cálice

Os copos do tipo cálice são maiores e mais extravagantes. Eles têm uma haste longa e grossa sustentando um bojo com borda larga.

Os cálices geralmente têm paredes de vidro mais espessas e podem ser mais pesados. Você ainda pode encontrar alguns cálices com a borda dourada ou prateada. Isso é meramente decorativo. Não melhora a qualidade da cerveja, modifica apenas sua “apresentação”.

Os cálices são excelentes escolhas para cervejas pesadas, como as belgas e alemãs.

Sua borda com abertura ampla ajuda o apreciador de cerveja a analisar o perfil de sabor geral e os aromas. E ainda pode ser o destaque na decoração de um minibar montado em casa.

3.Tulipa

Projetado para capturar e manter a cabeça de espuma, o copo estilo tulipa ajuda a melhorar o sabor e os aromas das cervejas de lúpulo.

Muito parecido com os cálices, estes tipos de copos de cerveja têm um tronco pequeno e rodapé com uma tigela única, com o formato da flor tulipa.

A borda superior se curva para fora, formando um lábio que ajuda a formar a espuma. É o copo ideal para consumir cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras strong ale belgas.

4. Caneca

A caneca de cerveja é um dos tipos favoritos do cervejeiros. Isso porque ela é incrivelmente robusta, fácil de manusear e armazena muita cerveja. Comum na Inglaterra, na Alemanha e nos Estados Unidos, este tipo de copo de cerveja vem em todos os tamanhos.

A principal característica da caneca é sua forma cilíndrica ampla com uma alça lateral.

As paredes de vidro grossas ajudam a isolar sua fermentação para manter a cerveja fresca, enquanto a alça impede que suas mãos aqueçam sua cerveja.

Às vezes, canecas de cerveja terão covinhas em todo o vidro. Enquanto a maioria acredita que isso é meramente para fins decorativos, outros argumentam que as covinhas ajudam um bebedor a apreciar a cor geral, a clareza e as borbulhas.

Essas foram algumas informações sobre copo para cerveja. Agora que você já conhece esses detalhes, que tal preparar uma mesa de queijos e frios? Eles combinam muito bem com vários tipos de cervejas.

Essas informações foram interessantes para você? Então, fique por dentro de outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook.

Deixe seu comentário!