16.04.2018 • Festas

Flores para festas de casamento: saiba como escolher!

Planejar a decoração da cerimônia que vai marcar o início de uma nova etapa na sua vida pode até não ser fácil, mas, cá entre nós: não deixa de ser prazeroso, não é mesmo? Afinal, trata-se do dia em que você vai subir ao altar e dizer “sim”! E é justamente por se tratar de muitos detalhes que é comum surgirem dúvidas, como é o caso da recorrente indecisão sobre as flores para festas de casamento.

Isso porque é preciso escolhê-las de forma inteligente, para que harmonizem com o ambiente e o estilo da sua celebração, transmitam a felicidade e o sentimento que há entre os noivos e, é claro, deixem o espaço mais agradável, bonito e convidativo!

Então, para tornar essa decisão mais fácil, reunimos três dicas simples e práticas que vão ajudá-lo durante esse processo. Continue lendo e confira!

Pondere sobre o local da festa de casamento

Já bateu o martelo sobre o local em que vai comemorar o grande dia? Ótimo! Agora é o momento de ponderar sobre como essa decisão vai afetar a sua escolha das flores. E o motivo disso é que cada lugar combina com espécies de características específicas.

Cerimônias na praia, por exemplo, pedem tipos tropicais que exalam frescor, têm aromas mais marcantes e permitem a criação de arranjos mais exóticos e divertidos — ideais para paletas de cores vibrantes e com tons quentes.

Já celebrações clássicas são o oposto, demandando aquelas com perfume sutil (especialmente por serem colocadas em ambientes fechados e em mesas com sousplat e talheres nas quais os convidados vão se servir). Devem ter um formato ornamental e tonalidade neutras para paletas mais discretas — o que tem tudo a ver com uma decoração mais tradicional e formal.

Leve em conta a sazonalidade das espécies

Há casais que optam por se casar em janeiro, por exemplo, em pleno verão, enquanto outros preferem maio (conhecido como o mês das noivas), que é marcado pelo outono.

Por isso, ao definir a data e o local da sua cerimônia, é fundamental que você leve em conta outro importante aspecto: a sazonalidade das flores. Afinal, há espécies que só florescem em determinadas estações e, para completar, em áreas específicas do país, que contam com o clima adequado para elas.

Nesse caso, pode ser complicado e, principalmente, bem mais custoso conseguir determinados tipos quando não se está no período certo, como orquídeas, ciclames, gérberas e azaleias — todas típicas da época do inverno.

Opte por flores para festas de casamento que tenham um significado especial

Por último, selecione as flores que não apenas são bonitas e harmonizam com a decoração da festa, mas que também tenham um significado especial. Essa, inclusive, pode ser uma excelente oportunidade para fazer referência à sua história de amor com o seu parceiro e, com isso, personalizar ainda mais a ambientação do local!

O lírio, por exemplo, representa a paz, a canalização de energias positivas e o desejo de um convívio tranquilo e sereno.

Já a rosa, como você deve saber, simboliza o amor e a paixão. É uma flor que remete ao compromisso eterno, ao prazer na companhia do outro e ao envolvimento que vai além do carnal e alcança o espiritual. A violeta, por sua vez, representa a fidelidade e a parceria que há entre quem se ama.

Enfim, agora você já está ciente de como escolher as melhores flores para festas de casamento, certo? Então gostou do post? Sobrou alguma dúvida ou tem outras sugestões sobre o tema? Deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário!