18.09.2017 • Inspirações

Casa ou apartamento: como escolher o melhor para morar?

compra de imóvel é um momento incrível na vida de qualquer pessoa, mas também traz diversas dúvidas e desafios. Em um mercado tão variado e cheio de alternativas como o do Brasil, as pessoas acabam se deparando com diversos dilemas durante esse processo. Certamente, um dos maiores é escolher uma casa ou apartamento.

Cada opção tem vantagens interessantes e se adéqua melhor de acordo com determinados perfis de moradores e com seus estilos de vida. E você, gostaria de conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada um? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Casa

Maior privacidade

Um dos fatores que mais pesa na hora de decidir entre morar em uma casa ou apartamento é a privacidade e, nesse aspecto, morar em uma casa é bem mais vantajoso. Ao contrário do que ocorre em prédios, você não dividirá paredes e nem terá vizinhos no andar de cima ou no andar de baixo.

Outro fator positivo é que você não terá que compartilhar um corredor, no qual qualquer um poderá ver quem entra ou sai da sua residência, e nem os horários em que isso acontece. A observação dos porteiros e de outros funcionários também não será um problema com essa escolha.

Área de lazer

Outro dos maiores benefícios das casas em relação aos apartamentos é que, em linhas gerais, elas contam com áreas de lazer privativas dentro da própria propriedade. Isso pode se traduzir como um belo quintal nos fundos, um jardim na frente ou até mesmo uma varanda mais espaçosa.

Além disso, como esses espaços são exclusivamente seus, você pode fazer alterações de acordo com as suas necessidades e as demandas da sua família. Gostam de cachorros? Então você pode construir um pequeno canil ou instalar uma casinha. Quer tomar café da manhã ou um chá da tarde na área externa? Coloque uma mesa no jardim. E assim por diante.

Mais despesas

A grande desvantagem que as casas costumam ter em relação aos apartamentos está exatamente nas despesas. Enquanto em um prédio você poderá dividir todos os gastos das áreas comuns com os outros moradores, aqui qualquer problema precisará ser consertado com o seu próprio bolso.

Nos edifícios, todas as áreas comuns são sustentadas e administradas por meio de um fundo comum, que é constituído a partir do pagamento da taxa condominial e, eventualmente, de cotas extras. Em uma casa, é você que paga sozinho por jardineiros, limpadores de piscina ou qualquer outro prestador de serviço.

Apartamento

Segurança

É inegável que morar em um apartamento traz mais segurança para os habitantes. Além da maioria dessas unidades contar com porteiros para fazer o controle de entrada e saída na portaria, muitas vezes 24 horas por dia, elas também estão investindo na tecnologia para evitar delitos.

É bastante comum vermos câmeras de monitoramento colocadas em pontos estratégicos, bem como alarmes e até cercas elétricas. Outro fato é que a presença de vizinhos também ajuda a evitar problemas, pois eles poderão denunciar a presença de estranhos ou qualquer movimentação suspeita.

Praticidade

A praticidade também é outro quesito que fala a favor de morar em um apartamento. Em linhas gerais, esse tipo de imóvel é mais voltado, nos dias de hoje, para pessoas que precisam de um estilo de vida mais dinâmico e que não podem perder muito tempo com itens como a manutenção da propriedade.

Sendo assim, podemos ver plantas altamente funcionais, metragens mais discretas e edifícios que montam sua estrutura voltada para proporcionar mais conforto para os moradores, com funcionários para cuidar dos ambientes externos, salas de ginástica e até lavanderias na área interna.

Adequação às regras

Por fim, outro fator que pesa na escolha entre uma casa ou apartamento é a adequação às regras. Invariavelmente, edifícios precisam estipular um código para proporcionar uma boa convivência e nem todas as pessoas conseguem se acostumar com isso. Caso você não seja um bom seguidor de normas, talvez essa não seja a melhor escolha.

E então, escolheu entre casa ou apartamento? Conte para nós nos comentários!

Deixe seu comentário!