27.09.2017 • Inspirações

Como escolher o tipo certo de copo para Whisky

Hoje em dia, para degustar corretamente uma bebida é necessário se atentar a cada detalhe, desde a forma como ela é servida, até a maneira como ela deve ser levada à boca. Neste sentido, é possível afirmar que, assim como existem copos adequados para se tomar cerveja, o copo para Whisky deve ser escolhido baseado nas características do destilado, permitindo que as papilas gustativas possam aproveitar ao máximo os sabores e aromas.

Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar brevemente a história do Whisky e ainda dicas para escolher o tipo certo de copo. Está interessado? Então leia mais!

A história do Whisky

Inicialmente utilizados como medicamento para tratar problemas de saúde e até mesmo na elaboração de perfumes, os primeiros Whiskys surgiram há mais de quatro mil anos. Na época, eram bebidas destiladas por monges e eram consideradas revigorantes. Porém, no século XVI a produção se disseminou pela região e passou a ser realizada em chácaras e casas de simples escocesas.

Com o tempo, todo o procedimento passou por uma refinação e, já no século XIX, a bebida era considerada um alimento básico na Escócia. Com o passar dos anos, o Whisky foi sendo ainda mais refinado e atualmente é caracterizado por ser uma bebida alcoólica destilada de grãos e envelhecida em barris.

4 dicas para escolher o copo de Whisky

Como já mencionamos, a escolha adequada do copo para ingerir o Whisky faz toda a diferença. Isso acontece porque existem tipos diferentes que são escolhidos de acordo com as próprias características da bebida. Confira como fazer a escolha:

1. Prefira taças ISO para degustações

Chamadas de tulipas, as taças ISO (lisas, de vidro e incolor) normalmente são usadas para degustação de cervejas, entretanto, também são altamente indicadas para degustar Whisky. Isso acontece porque seu formato permite que o nariz entre em contato com os aromas e, além disso, permite que o movimento para liberar o bouquet seja realizado.

2. Utilize o Old Fashioned no dia a dia

Caracterizado por ser um copo baixo, mas que permite que a bebida seja ingerida com 2 ou 3 pedras de gelo ou completamente pura, o old Fashioned é ideal para o dia a dia e para ser usado em reuniões de amigos e familiares.

Este tipo de copo é aquele considerado clássico de Whisky, ou seja, é um pouco mais largo do que os tradicionais e, como já falamos, apresenta uma altura menor. Isso permite que a bebida fique geladinha por mais tempo e com uma uniformidade melhor.

3. Use taças de conhaque para bebidas velhas

Outra dica importante é utilizar a taça de conhaque (que é mais alta e que permite que a mão não fique em contato com a superfície do copo) para apreciar Whiskys mais velhos, geralmente mais encorpados. Vale salientar que, aqui, é importante bebê-lo sempre alternando com um copo de água.

Isso acontece porque estes copos impedem que qualquer característica da bebida seja afetada. Assim, você consegue absorver todas as sensações aromáticas e gustativas ao ingerir o destilado, diluindo a bebida regularmente e sentido cada nuance de sabor.

4. Invista em taças de vinho branco para bebidas maturadas

Por fim, as bebidas maturadas apresentam uma complexidade maior de sabor e por isso a taça de vinho branco é uma boa opção para apreciá-los. A haste faz com que o copo seja segurado com mais facilidade, que não tenha interferência nos aromas e sabores e, além disso, permite a utilização de uma pedra de gelo.

É importante falar que, em todos os casos, o copo deve estar em temperatura ambiente. Antes de degustar, coloque a bebida e agite-a de um jeito que toda a superfície fique em contato com o líquido. Depois, deixe repousar por alguns segundos e aproveite!

É isso aí, agora que você viu dicas para escolher o tipo certo de copo para Whisky, se atente em relação a cada detalhe e faça a escolha correta. Não se esqueça de que, no dia a dia, a melhor opção são aqueles mais tradicionais, preferencialmente em vidro e incolor, a fim de que toda a viscosidade da bebida seja evidenciada.

Gostou do nosso artigo? Então assine nossa newsletter e continue aprendendo sobre o assunto.

Deixe seu comentário!