22.08.2016 • Inspirações

Como montar uma lista de casamento?

Após dizer “sim” ao pedido de casamento, normalmente começa a apreensão para organizar o grande dia. Mas, por mais trabalhosa que seja, essa também é uma tarefa deliciosa. Afinal, que noiva não gosta de escolher cada detalhe para tornar o momento inesquecível?

Decoração, buffet, atrações… Algumas dessas escolhas impactam apenas no dia da cerimônia e na festa. Porém, outras decisões são importantes porque seu resultado será visto no dia a dia do casal — como, por exemplo, a definição da lista de casamento.

Então, como montar uma lista de casamento que não cause arrependimentos e não exagere nos valores? É lógico que você verá objetos lindos e a tentação de acrescentá-los será enorme, mas é importante ficar atenta a algumas dicas para que todos os presentes desse dia lindo tornem a sua vida mais prática:

Faça a listagem de acordo com o seu estilo de vida

Pense: qual é o objetivo de ter um jogo de louças imenso se o casal não tem o hábito de receber visitas em casa? Agora, para quem gosta de reunir a família ou os amigos, uma seleção inteligente de louças, talheres, travessas e taças será útil.

A lista de casamento precisa contar com itens que se ajustem ao estilo de vida que o casal pretende ter. Por isso, é necessário escolher objetos que realmente atendam às suas necessidades, de acordo com a realidade e os gostos dos noivos.

Planeje a lista com calma e antecedência

É importante pensar em tudo que o casal realmente precisa, evitando pedir o mesmo presente duas vezes ou esquecendo de algum item que vocês considerem indispensável.

Prepare a lista com no mínimo seis meses de antecedência ao seu casamento; assim, você terá mais tempo para se preocupar com outros detalhes para garantir o sucesso de seu grande dia!

Escolha opções de diversos preços

Às vezes, os noivos ficam com vergonha de escolher itens caros, mas o importante é dar às pessoas opções variadas, desde as mais econômicas até as com valores mais elevados.

Algumas pessoas terão a possibilidade de presenteá-los com os objetos de baixo custo, porém funcionais. E, ao mesmo tempo, você poderá se surpreender com o fato de que outras têm condições e querem, sim, mimá-los com aquela peça espetacular que é seu sonho de consumo!

Aprenda a montar a lista de casamento perfeita

Principalmente se você nunca morou sozinha, talvez tenha dificuldades em listar tudo que é necessário em uma casa.

Primeiro, faça uma lista com as coisas que você já ganhou ao longo dos anos para o seu enxoval, evitando pedir presentes duplicados.

Depois, é só selecionar os itens que você não possui. Confira algumas dicas que podem ajudar na escolha dos presentes:

  • se você não sabe o que pedir, monte sua lista com a ajuda de lojas especializadas que oferecem orientação aos noivos;
  • como falamos anteriormente, crie uma lista que misture opções econômicas e caras;
  • jamais coloque na lista coisas que você não usará, pois ela precisa ser pensada de acordo com a realidade e as preferências do casal;
  • enumere os cômodos de sua casa e anote tudo o que você ainda não possui neles.

Selecione os presentes que você considera indispensáveis

Se você não tem absolutamente nenhuma ideia do que pedir, veja algumas opções que podem nortear o seu caminho:

  • taças e copos: cerveja, água, degustação, vinho, conhaque, champagne, licor, martini, drinks, whisky;
  • faqueiros: inox, prata, dourados;
  • mesa: aparelhos de jantar, saladeira, jarras, garrafas, jogo americano, petisqueira, xícara, aparelho de fondue, prato para doces, sousplat, jogo de pratos, porta-guardanapo, garrafa térmica, canecas, cutelaria;
  • cozinha: assadeira, cafeteira, panelas, tábuas, travessas, porta-mantimentos, moedores de sal e pimenta;
  • churrasco: tábua, facas, garfos, kit churrasco;
  • bar: coqueteleiras, porta-rolhas, tampas, garrafas, baldes, campaneiras, jogos para bar;
  • organizadores: caixa, porta-controle, porta-joia;
  • decoração: bandeja, quadro, relógio, vaso, estátua, centro de mesa.

O mais importante é selecionar os presentes que são indispensáveis para você, para que possa dar prioridade ao que pretende ganhar para iniciar a vida a dois. Depois, com o tempo, é possível adquirir as coisas que considera secundárias.

Pesquise lojas que ofereçam vantagens

Algumas lojas dão a opção de converter o valor pago pelos convidados em créditos para trocar no próprio estabelecimento, o que pode ser muito útil, caso você veja que os presentes dos convidados não contemplaram todas as “áreas” que considera necessárias.

Portanto, por mais que você se sinta tentada, não faça sua lista logo na primeira loja. Conheça várias propostas e escolha duas ou três que pareçam realmente mais vantajosas.

Analise as regras e a política de trocas das lojas

Um dos itens com os quais você precisa tomar cuidado é com a política de trocas dos estabelecimentos — assim como as regras de prazo máximo para a entrega dos produtos, se o frete é grátis e o tempo de garantia de cada item.

Mas atenção: ao fazer a lista, é necessário deixar bem claro tamanho, cor, marca e quantidade dos produtos, para evitar que seus convidados se confundam e você não tenha como trocar os itens posteriormente. Isso pode evitar (muito!) estresse no futuro.

Facilite a vida de seus convidados com uma lista de presentes em loja virtual

A internet surgiu para otimizar a vida das pessoas. Portanto, você pode usá-la a seu favor e ainda facilitar para os seus convidados com o serviço de lista de casamento online.

O convidado entra, escolhe um dos produtos que você já tinha gostado, paga pela internet e você recebe em sua casa ou retira na loja, conforme a política do estabelecimento. É um agrado aos noivos com a praticidade que os familiares e amigos merecem!

Organizar o grande dia pode ser um desafio, mas esse processo tende a ser mais prático e tranquilo se você aproveitar as vantagens que uma lista de casamento bem selecionada é capaz de proporcionar!

E então? Gostou de aprender como montar uma lista de casamento? Entre em contato com a nossa empresa para conhecer as vantagens de uma loja virtual. Adoraremos trocar as nossas experiências com você e ajudá-la no planejamento do seu grande dia!

Deixe seu comentário!