18.09.2017 • Inspirações

Como preparar um jantar para receber amigos?

Quem não gosta de um jantarzinho especial para celebrar datas importantes ou simplesmente para estar junto dos amigos? Se você gosta de estar em casa, apreciando uma comida gostosa e desfrutando de momentos prazerosos, mas ainda não sabe como fazer isso de um jeito prático e ao mesmo tempo elegante, não se preocupe! Nós selecionamos algumas dicas para você preparar um jantar para receber amigos e se destacar como anfitriã!

Decida o propósito do jantar

O primeiro passo é definir o motivo de você estar preparando o jantar. Não é necessário haver nenhum grande evento; o propósito pode ser apenas reunir os amigos para colocar o papo em dia. Mas tendo o objetivo definido, você terá mais possibilidades de organização, desde a escolha da comida até a decoração.

Se for uma ocasião especial, sugerimos que você defina um tema para o jantar; um jantar tropical, oriental ou típico de alguma região, por exemplo. Assim, os pratos, a decoração e inclusive suas roupas poderão combinar com a ocasião!

A bebida também é escolhida com antecedência. Nossa dica é que, na dúvida, você opte pelo vinho, que sempre cai bem e combina com quase todos os pratos. Mas se seus amigos preferem cerveja, procure pelas cervejas artesanais, que vão deixar seu jantar mais especial.

Prepare tudo com antecedência

Uma das regras para um jantar de sucesso é confirmar com os convidados se todos gostam dos pratos escolhidos (não se esqueça disso!). Depois, vá ao supermercado pelo menos um dia antes e faça as compras.

No dia do jantar prepare a comida com antecedência para você não ficar presa na cozinha enquanto seus amigos estão à mesa. Caso algum prato não possa ser feito antes, deixe os ingredientes já organizados para facilitar o preparo.

Não faça experimentos no dia do evento, prefira pratos que você conhece e sabe preparar.

Organize a mesa

Disponha talherespratostaças ou copos e guardanapos sobre a mesa. Você pode usar toalhas estampadas sobre a mesa ou apenas passadeiras de linho, que são mais versáteis e sofisticadas. Jogue com as cores da mesa e das louças.

Lembre-se que não é necessário colocar muita coisa sobre a mesa e, caso queira usar um vaso de flores como decoração, escolha flores mais baixas.

Sirva as entradas e depois o prato principal

Assim que seus convidados chegarem, comece a servir as entradas: bruschettas, canapés, tomates-cereja recheados com queijo ou cream cheese, pão sírio com algum patê de sua preferência ou minissanduíches. Após as entradas, retire os recipientes vazios e sirva uma salada de alface, tomate e/ou outros vegetais que você tenha em casa.

Depois da salada sirva o esperado prato principal. São diversas as possibilidades de pratos e se você tiver aquela receita aprendida com a vovó, é hora de utilizá-la! Se não souber o que fazer, opte pelas receitas tradicionais: salmão grelhado, risotos, escondidinhos e massas.

Não é necessário servir os pratos individualmente. Coloque a comida em recipientes elegantes no centro da mesa e deixe que cada um se sirva.

Após a refeição principal traga a sobremesa, caso não tenha tempo suficiente para prepará-la, você pode fazer pudins, mousses ou comprar algo pronto,

Divirta-se!

Preparar um jantar para receber amigos não deve ser motivo para estresse. Não se esqueça em nenhum momento do item principal: divertir-se! Uma anfitriã relaxada e divertida é a grande responsável pelo bem-estar dos convidados. Valem mais as boas risadas que um jantar impecável, porém tedioso.

Músicas adequadas à ocasião e no volume certo também ajudam a criar o clima de descontração e leveza para o ambiente, então deixe a trilha sonora preparada!

Está pronta para preparar um jantar para receber amigos? Já costuma receber sua turma em casa? Conte para nós as suas dicas também!

Deixe seu comentário!