07.03.2017 • Inspirações

Descubra como se despedir de forma educada!

Despedidas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Seja a partida de um amigo para outro país, a despedida após o happy hour da empresa ou, até mesmo, a volta para casa daquele familiar que fez uma visita de férias.

Embora o mais comum seja considerar como despedida apenas as situações em que a outra pessoa ficará longe por muito tempo, as separações mais simples do dia a dia não devem ser desconsideradas.

Portanto, como se despedir de forma educada é tão importante quanto saber cumprimentar e receber visitas, criamos este post para ajudar você nessas situações. Confira!

Como agir e o que dizer?

Vivenciamos muitas despedidas ao longo da vida, mas cada uma exige um tipo de comportamento. A partida de um amigo para morar em outro lugar é diferente da partida de um amigo que sai da sua casa para voltar para a dele.

Logo, a atitude diante de cada uma dessas situações deve ser diferente:

1. Quando você não verá a pessoa logo

Um parente que volta para casa em outra cidade após alguns dias de visita ou um amigo que vai morar em outro país: ambas são situações em que a pessoa vai demorar para voltar. Por isso, não esqueça da gentileza. Ela é fundamental para que quem está partindo se sinta querido.

“Espero ver você logo”, “Foi bom passar esses dias com você”, “Espero que você faça uma boa viagem” — palavras gentis como essas, acompanhadas de um sorriso, são indispensáveis.

Certas atitudes, como levar ao aeroporto ou rodoviária, organizar uma festa surpresa de despedida ou comprar um presente, também demonstram carinho por quem está partindo. Então, não as deixe de lado! O tempo está curto e não é possível fazer nada disso? Dê uma passada na casa da pessoa, se for o caso, e se despeça.

2. Quando você verá a pessoa logo

A despedida após o dia de trabalho, a janta do fim de semana ou a conversa rápida entre vizinhos: situações simples, que acontecem na vida de todas as pessoas diariamente, e que podem ser uma ótima ocasião para demonstrar educação e gentileza.

De fato, a correria do dia a dia faz com que muitas pessoas esqueçam de se despedir, principalmente, das pessoas com quem tem contato diário. Sendo assim, lembre-se de dizer ao menos um “até logo”, olhando para a pessoa. E nada de esquecer quem está na sua frente para dar atenção ao celular!

Como se despedir de forma educada em um e-mail?

Há muito tempo a comunicação deixou de ser presencial. Com a internet, e-mail e redes sociais representam boa parte das relações, logo, elas também têm despedidas. Seja na hora de encerrar uma conversa ou ao fim de um e-mail formal, é importante se despedir de maneira educada.

Sendo assim, “abraço” e “até breve” são alguns exemplos que podem ser usados para encerrar uma conversa informal. Se a conversa é mais formal, é bom encerrar com “atenciosamente” ou “obrigado” para finalizar a conversa e, ainda assim, deixar claro que está à disposição para futuros contatos.

Enfim, sabemos que as relações interpessoais são mesmo o que movem a nossa vida, seja no trabalho, na família ou entre amigos.

Por conta disso, é essencial manter essas relações saudáveis por meio de atitudes que demonstram gentileza e carinho, como preocupar-se em se despedir de forma educada. Afinal, tão importante quando receber bem é se despedir bem, não é?

E aí, o que você achou das nossas sugestões? Já aplica ou vai aplicar isso nas suas despedidas? Deixe-nos o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Deixe seu comentário!