09.03.2017 • Inspirações

O que fazer quando a visita não quer ir embora!

Receber bem as visitas em casa é uma arte que o brasileiro domina. O problema é que nem sempre os convidados facilitam essa tarefa. Ora eles aparecem de surpresa, sem avisar; ora eles permanecem mais tempo que o planejado, comprometendo a rotina dos moradores.

Mas, afinal, o que fazer quando a visita não quer ir embora? Dá para pedir ou forçar a saída dela, mas sem causar constrangimentos? Nesse post, revelamos alguns truques para lidar com esse tipo de situação. Confira e comece a colocar em prática a partir de hoje!

Arrume a casa

Para mostrar que a “festa” acabou, muitas pessoas começam a desmontar a decoração e a limpar o salão. Essa mesma regra se aplica quando a visita não quer ir embora. Se você quer dar sinais de que precisa liberar a casa, comece a arrumá-la. Se necessário, demonstre que você vai fazer uma faxina pesada.

E mais: se a pessoa oferecer ajuda, dispense com educação. Diga que você terá muito trabalho pela frente e não deseja sobrecarregar ninguém.

Cuide dos seus filhos

Dedique a maior parte de sua atenção para as crianças, mas sem ignorar completamente a visita. Comece a fazer a lição de casa ou vá para o playground do condomínio.

A ideia aqui não é enganar a criança para espantar a visita. O que queremos sugerir é que você dê ainda mais prioridade para o pequeno. Dentro de minutos, a visita saberá que aquele é um momento exclusivo de uma mãe ou pai com o filho.

Evite servir refeições à mesa

Lanches, refeições e até petiscos servidos numa mesa bem posta podem prolongar ainda mais uma conversa. Logo, se você não quer que a pessoa permaneça na sua casa, sirva algo rápido – como água, café ou refresco.

Nessas horas, não use suas louças especiais. Utilize um copo ou uma xícara simples, do dia a dia, para reforçar a informalidade da ocasião.

Demonstre cansaço

Se você teve um dia exaustivo, não esconda essa questão da sua visita. Bocejos exagerados e posturas inadequadas (deitado no sofá, por exemplo) podem até ajudar a sinalizar o cansaço, mas esses não são os recursos mais elegantes e educados.

Sendo assim, prefira demonstrar o cansaço na conversa. Comente que no dia seguinte você precisa acordar cedo e que essa não é uma tarefa fácil.

Seja sincero

Pode parecer constrangedor ou difícil, mas se a visita não vai embora de jeito nenhum, tenha uma conversa franca e amigável com ela.

Quem tem um compromisso agendado não precisa desmarcá-lo por conta da visita. Diga à pessoa que você precisa sair e que, infelizmente, não poderá mais recepcioná-la.

A sinceridade sempre funciona em qualquer tipo de situação. E lembre-se: por mais que a presença da pessoa seja indesejada em um determinado momento, os laços de amizade permanecem. Por isso, é importante tratá-la com educação e elegância, mesmo nas situações que descrevemos aqui.

Agora que você já sabe o que fazer quando uma visita não quer ir embora, que tal dividir nossas dicas com os seus amigos? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a lidar com esta situação!

Deixe seu comentário!