30.06.2017 • Inspirações

Saiba qual a origem do waffle e curiosidades dessa delícia

O waffle é aquele quitute que permite uma diversidade de receitas de encher os olhos e dar água na boca e que pode ser saboreado logo pela manhã, no desjejum, ou então como sobremesa no almoço ou lanche à tarde. Porém, você sabe qual a origem do waffle?

Foi pensando nisso, que preparamos este post especial com curiosidades sobre a história dessa massa, tão apreciada, e dicas dos mais diversos modos de saboreá-la. Confira!

A origem do waffle

Quando se pensa em waffle, a maioria das pessoas o associa como um prato típico norte-americano, não é mesmo? Isso acontece por conta de séries e filmes nos quais ele sempre aparece em uma mesa farta do café da manhã!

Contudo, o que muitos não sabem é que a origem do waffle se deu na Idade Média e em outro país: a Bélgica. Usado como hóstia em igrejas da época, ele tinha a massa prensada entre placas de ferros, para ganhar texturas que simbolizavam temas religiosos e que, posteriormente, se converteram no quadriculado que conhecemos hoje.

Mas, com a popularização do seu consumo, a receita e a forma de fazê-lo alcançaram outras nações europeias e, levados pelo constante êxodo de ingleses durante a colonização e ocupação dos EUA, tornou-se prato recorrente na rotina estadunidense.

Diferentes (e curiosas) maneiras de saboreá-lo

Com o aumento no consumo desse quitute ao passar dos anos, muitas pessoas começaram a incrementar o acompanhamento da massa — que é similar ao dos crepes e das panquecas  para diversificar o café da manhã, ou mesmo o lanche, da tarde com o waffle.

A partir disso, os acompanhamentos de caldas de mel, doce de leite e chocolate se tornaram tão frequentes, que hoje são considerados verdadeiros clássicos. Porém, as combinações com waffle não pararam por aí e ganharam elementos bastante distintos e curiosos.

A começar, é possível preparar duas bases diferentes: a salgada e a doce. A primeira delas, por exemplo, leva sal na sua produção e pode ser combinada com ovos, requeijão, bolo, batatas assadas e até queijos.

Por outro lado, a versão doce harmoniza bem com pasta de amendoim, sorvete, frutas, nozes, geleia e iogurte. Ou seja, dá para saborear uma opção diferente a cada dia!

Formas de preparar esse quitute

Se você ficou com água na boca ao ler as inúmeras maneiras de provar um waffle, que tal prepará-lo em casa? Esse quitute pode ser feito a qualquer momento, graças à sua receita prática e simples. Para fazê-lo, você precisará dos seguintes ingredientes na sua cozinha:

  • 300g de farinha de trigo com fermento
  • 50g de amido de milho
  • 3 ovos (gemas e claras)
  • 100ml de leite
  • 50g de manteiga derretida
  • 30g de açúcar refinado

Você pode misturá-los em um recipiente com o auxílio de um batedor até a massa ficar uniforme. Feito isso, leve-a ao forno em uma forma de silicone dentro de uma assadeira.

Porém, se você quiser reduzir o tempo de preparo e também de espera, que é aproximadamente de 40 minutos, com o forno tradicional, pode utilizar uma máquina de waffles. Afinal, além de mais prático e muito mais rápido, você conta com nivelações feitas especialmente para dourar a massa e indicadores luminosos acenderão quando ele estiver pronto.

Gostou de saber mais sobre a origem do waffle, suas diferentes combinações e como fazê-lo em casa? Então não perca tempo e diversifique suas refeições com essa delícia! Como você costuma preparar o seu? Compartilhe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário!