04.07.2017 • Inspirações

Você sabe qual a forma certa de tomar café?

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e está sempre presente na casa dos brasileiros, pela manhã e ao longo do dia também. Às vezes, aquele cafezinho é tudo o que precisamos, seja quando estamos sozinhos ou quando recebemos os amigos. Mas você sabe qual é a forma certa de tomar café? Continue a leitura e descubra! 

Recipiente ideal

Existem diferentes formas de preparar o café e um recipiente apropriado para cada uma das preparações. Qual é a xícara ideal para um café expresso? E para um café coado? Neste post você confere dicas de como aproveitar ao máximo o potencial dessa bebida tão gostosa! 

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o melhor recipiente para tomar a bebida é a xícara de porcelana. Ela destaca o sabor do café e conserva a temperatura constante por mais tempo. A alça deve proporcionar uma sustentação firme à xícara, sem que seja necessário encostar seus dedos na parte quente.

Contudo, recipientes de outros materiais também podem ser usados, sendo necessário levar em conta o modo de preparo da bebida.

Café coado

O café coado é o famoso cafezinho, o mais consumido no Brasil. Ele é preparado passando a água a uma temperatura entre 90ºC e 95ºC pelo pó em um filtro de pano ou de papel. O café coado também pode ser preparado em cafeteiras elétricas ou italianas. Seu sabor é mais suave e ele é menos denso que o café expresso.

Para apreciar esse tipo de café, o ideal é escolher xícaras de porcelana em formato cilíndrico, se ele tiver sido feito na hora, pois a porcelana ajuda a evitar a perda de temperatura. Você também pode armazenar o café na garrafa térmica. Nesse caso, quando for consumi-lo, escolha xícaras de vidro térmico. Vale lembrar que xícaras de boca larga dissipam o calor mais rapidamente, não sendo a opção mais indicada para se apreciar o café coado.

Café expresso

O café expresso é de origem italiana e é muito popular na Europa. Ele é preparado em uma máquina especial, que passa a água em alta pressão rapidamente pelo pó. A quantidade de pó é maior em comparação com o café coado e o resultado é uma bebida mais densa, de sabor e aroma mais concentrados.

Os melhores recipientes para apreciar essa bebida são as xícaras de louça pequenas. O aroma e a textura do café são mais bem aproveitados nas xícaras cônicas de boca larga e de fundo estreito. As mesmas dicas valem também para os cafés em cápsulas preparados em máquinas.

Neste post você conferiu algumas dicas sobre a forma certa de tomar café, aproveitando todo o sabor da bebida. Nada como ter uma bela coleção de xícaras em casa para tomar um bom café com os amigos! Seja ele coado ou expresso, há sempre uma opção que se encaixa perfeitamente e permite a degustação ideal.

Experimente nossas dicas sobre como saborear o café de forma correta e não deixe de entrar em contato para esclarecer qualquer dúvida!

Deixe seu comentário!