16.08.2016 • Destaque home pequeno

Aprenda a arrumar uma mesa linda para receber seus convidados

É muito bom surpreender seus familiares e amigos com uma mesa bem montada para as refeições, não é mesmo? Se você costuma receber convidados em casa ou gosta de preparar jantares românticos, arrumar uma mesa linda é essencial.

Além de deixar o momento mais sofisticado, um jantar organizado com capricho e criatividade ganha um toque todo especial. Quer aprender como fazer isso sem dificuldades? Confira as dicas abaixo!

1. Defina o estilo do jantar

Antes de arrumar uma mesa linda e elegante, é importante definir qual será o estilo do seu jantar.

Será uma refeição formal ou um encontro despojado? Tudo isso conta na hora de escolher a decoração para montar a mesa.

Além disso, a escolha do cardápio também interfere na decoração. É ele que ditará quais peças e talheres serão utilizados, já que certos pratos requerem louças requintadas e outros são bem mais práticos e casuais.

2. Escolha um enxoval para arrumar uma mesa linda

Depois de escolher o cardápio e o estilo da decoração, é hora de pensar no enxoval: composto toalhas de mesa, guardanapos, jogos americanos, etc. Essas peças são indispensáveis em casa! Organize a mesa de modo que ela fique ao mesmo tempo elegante e funcional.

Isso mostra limpeza, organização e bom gosto, além de deixar os convidados mais à vontade. O ideal é ter sempre uma toalha branca, toalhas mais estampadas, uma de plástico, jogos americanos de acordo com o número de convidados e guardanapos na mesma quantidade.

3. Defina a cor da decoração

É importante também definir uma linha a ser seguida na decoração. A principal característica neste caso são as cores, com as quais você deve combinar os elementos que vão compor a mesa. Aliás, as cores de todo o ambiente da sala de jantar devem estar em harmonia para deixar o ambiente convidativo e aconchegante.

4. Confira as louças da casa

Sabe aquela dica de definir o estilo do evento? Ela é importante também porque pode te guiar sobre as louças necessárias para a ocasião. Assim que você decide o que servir, deve conferir se tem tudo disponível em casa. Se não tiver, providencie o que for necessário para que não falte nada para seus convidados.

Dependendo do menu, os elementos mudam: travessas para caldos, talheres para peixes, taças para o tipo certo de bebida, etc. Além disso, confira também a quantidade necessária de peças para os convidados.

5. Una criatividade com enfeites de decoração

Para arrumar uma mesa linda, você também pode contar com outros elementos de decoração. Eles fazem toda a diferença! Você pode optar por marcadores de lugar, candelabros ou dobraduras para guardanapos, por exemplo. Tudo muito elegante e de bom gosto.

O que também não pode faltar é um belo arranjo de flores para ser colocado à mesa. Essa é uma ideia bastante simples e econômica, que dá um toque completamente especial na sala de jantar.

6. Disponha os elementos na mesa adequadamente

Você já sabe o que vai preparar, já tem toda a louça necessária e já definiu a decoração. Mas e agora? Você sabe dispor todos os elementos adequadamente na mesa? Isso pode parecer complicado, mas é bastante simples!

O prato deve ficar no centro, o garfo sempre à esquerda e a faca à direita com as cerdas voltadas para dentro. O copo costuma ficar à direita do prato, mais voltado para o centro da mesa; a colher de sobremesa fica acima do prato, na horizontal.

Até aí tudo bem, mas e o guardanapo? Tem muita gente que peca justamente nesse ponto. De tecido ou papel, ele vem sempre dentro do prato ou então ao lado do garfo. Se for uma ocasião mais despojada, ele também pode ficar no porta-guardanapos.

Usando a criatividade e seguindo essas dicas, você vai arrumar uma mesa linda e elegante para receber seus convidados em sua casa. Lembre-se: são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

Tem outras ideias para arrumar uma mesa linda de jantar? Deixe aqui seu comentário!

Deixe seu comentário!