como fazer uma mesa de queijos

06.12.2016 • Inspirações

Como fazer uma mesa de queijos e frios?

Nada melhor que impressionar seus convidados com reuniões descontraídas em casa, não é mesmo? E para estes encontros informais – seja uma reunião de familiares e amigos, festas ou um encontro romântico – nada funciona tão bem como uma linda mesa de queijos e frios.

Recomendada em eventos em que o anfitrião deseja impressionar seus convidados, essas mesas proporcionam um clima de aconchego e leveza, sem perder a finesse e a elegância.

Se você adora receber convidados em casa, leia este post e descubra como montar uma mesa de queijos e frios linda e apetitosa. Confira!

A escolha dos tipos de queijos e frios

O primeiro passo é escolher os queijos e frios que farão parte da composição da sua mesa. A seleção deve basear-se no número de convidados e também na experiência de degustação.

Existem diversos tipos de queijos e frios. Conheça alguns:

  • Queijos azuis: são macios e quebradiços, com veios azulados e sabor mais intenso. São exemplos o Gorgonzola e o Roquefort;
  • Queijos de mofo branco: mais cremosos e de sabor médio, como o Brie e o Camembert;
  • Queijos de sabor médio: Gruyère, Suíço, Prato e Meia-cura;
  • Queijos de sabor suave: Gouda, Minas, Estepe e o Emmenthal;
  • Queijos de sabor forte: Provolone, Parmesão, Reino e Pecorino;
  • Embutidos defumados: peito de peru, lombinho canadense, copa e blanquet de chester;
  • Embutidos crus e curados: salames, carpaccios e presunto cru.

Utensílios necessários para uma mesa de queijo e frios

A principal característica deste tipo de encontro é a informalidade. Portanto, a simplicidade deve estar presente nos utensílios usados para a montagem da mesa.

Para acomodar os diferentes tipos de queijos e frios, tábuas de madeira são uma boa opção, pois dão um visual rústico e aconchegante. No entanto, também podem ser servidos em pratos, travessas e outros tipos de louças. Também é importante disponibilizar facas para queijos, geralmente, de espessura mais fina e sem serra.

Para os acompanhamentos, podem ser utilizados potinhos para pastas, geleias, azeites especiais e azeitonas, e cestas de vime para frutas e pães. Caso vá servir vinho, atente-se em utilizar taças adequadas ao tipo de bebida (vinho tinto, branco, espumante e água).

Para que os convidados se sirvam, pratos e garfos de sobremesa são os ideais por serem menores. Queijos e frios são aperitivos, portanto, não necessitam de louças e talheres grandes.

Como organizar e combinar sabores

Para uma mesa de queijos e frios que proporcione uma boa experiência de degustação, é importante oferecer elementos de diferentes texturas e intensidades de sabores, desde o mais suave ao mais intenso.

Para harmonizar melhor os sabores, escolher bons acompanhamentos é essencial. Os mais indicados são pães, torradas, pastas, geleias, frutas, azeitonas, tomates secos e outras conservas.

Ao se servir vinhos, a regra básica para harmonização é um vinho mais leve para queijos suaves e mais encorpado para queijos de sabor forte e intenso.

Na hora de organizar a mesa, monte uma sequência de sabores que vai do mais suave ao mais intenso, para facilitar a degustação e a combinação de sabores.

Cuide para que os diferentes tipos de queijos não se toquem, para que cada um tenha suas características de sabor resguardadas. Eles podem ser servidos já cortados em gomos ou cubinhos, ou em peça com alguns cortes iniciais para orientar os seguintes. Os frios podem seguir o mesmo conceito, ou serem servidos em rolinhos, no caso de embutidos já fatiados.

Montar uma mesa de queijos e frios é uma forma simples e prática de surpreender em encontros íntimos ou sociais, pois não há necessidade de ser um expert em cozinha. Com a escolha certa de petiscos, bebidas e utensílios, é possível realizar uma noite agradável, apetitosa e com muito requinte e elegância.

Curtiu a ideia de receber seus amigos com uma mesa de queijos e frios? Então confira essas dicas de como arrumar uma mesa linda para receber seus convidados e impressionar em qualquer ocasião!

Deixe seu comentário!