21.12.2016 • Destaque home pequeno

Saiba como escolher um faqueiro ideal para a sua cozinha

Um dos itens que muitas vezes passa despercebido em uma lista de casamento é o faqueiro.

Mesmo os talheres sendo muito importantes na hora de servir uma refeição, o faqueiro é esquecido ou causa muita confusão no momento de decidir qual é a melhor opção entre tantas disponíveis no mercado.

Se você já adicionou o item à sua lista, mas ainda não o especificou, preste atenção nas nossas dicas e escolha a melhor opção para complementar o seu jogo de mesa.

Neste post você verá quais as diferenças e aprenderá a selecionar seguindo a sua necessidade.

A quantidade ideal de peças para um bom faqueiro

Os faqueiros disponíveis no mercado são geralmente distribuídos em conjuntos que variam de 101 a 160 peças.

As opções mais completas contam com talheres de apoio para servir os mais diversos tipos de pratos, como colheres para salada e facas para queijos especiais.

Mas como saber qual o tamanho de faqueiro ideal para você?

Analise a sua real necessidade, observando se você sempre recebe amigos e parentes em casa para jantares e comemorações rotineiras ou se é mais reservado e costuma jantar fora de casa.

O seu hábito alimentar também conta muito no momento de escolher um faqueiro. Se você e sua família consomem peixes e queijos raramente, não há necessidade de um faqueiro completo com utensílios específicos para esses tipos de pratos.

Além dos modelos com quantidade fixa, também é possível montar o seu próprio conjunto com peças individuais. Selecione a quantidade de pares que você deseja e adicione mais alguns utensílios extras como garfos para salada e facas para assados.

A partir dessa análise é possível escolher a melhor opção para servir você e a sua família.

A escolha do material é o grande diferencial entre a beleza e a praticidade

De prata

As apaixonadas por decoração e por itens de mesa sempre possuíram o sonho de ter um faqueiro de prata em casa.

Os utensílios fabricados nesse material trazem requinte e sofisticação para todos os jantares onde servem de complemento para a arrumação da mesa.

Algumas pessoas pensam que pelo fato da prata necessitar de uma série de cuidados de limpeza esse tipo de faqueiro deve ser utilizado somente em ocasiões especiais. Engana-se quem está reservando as peças somente para algumas datas.

Faqueiros de prata devem ser utilizados sempre que possível e lavados com esponja macia, evitando a oxidação, o aparecimento de manchas e o escurecimento dos talheres.

Aço inox

O aço inox também é um excelente material para a fabricação de faqueiros. Além de um ótimo visual, esse material também apresenta fácil limpeza, podendo ser lavado na lavadora sem grandes preocupações.

Um faqueiro de aço inox é leve e normalmente possui um design mais limpo, sendo altamente durável e bastante prático.

Dourado

Para quem busca ainda mais personalidade e exuberância na hora de servir uma refeição, o indicado é adicionar aos itens de desejo um faqueiro dourado.

Esse modelo de faqueiro é fabricado com um material nobre, revestido com cerâmica em altas temperaturas, o que garante uma alta qualidade para o produto.

Com certeza é uma peça que virará tradição e servirá como herança, passando de geração para geração.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher o faqueiro ideal para a sua casa? Assine a nossa newsletter e acompanhe as melhores novidades em objetos e decorações para a sua casa!

Deixe seu comentário!