04.12.2017 • Novidades

Whiskey ou Whisky: existe diferença?

Se você aprecia bons destilados, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a ortografia correta entre whiskey ou whisky, não é mesmo? Embora os dois termos se refiram ao mesmo produto (que é um destilado feito a partir de cereais), a diferença entre as palavras não se resume à forma como elas são escritas, mas ao país de origem da produção da bebida.

Com base nisso, vamos apresentar, no post de hoje, qual é a real diferença entre os termos e qual é a origem de cada bebida. Também vamos mostrar as controvérsias que existem em relação ao assunto e qual foi a solução encontrada para acabar com o problema. Se você tem curiosidade e deseja saber mais, continue a leitura!

Afinal, qual é a diferença entre whiskey e whisky?

Como já mencionamos, a diferença dos termos não se resume ao jeito como eles são escritos. A diferença está na origem de produção dos destilados. Enquanto as bebidas americanas e irlandesas recebem o “e” em sua ortografia e são chamadas de whiskey, os produtos escoceses, japoneses e canadenses são escritos sem o “e”, ou seja, whisky.

Vale mencionar ainda que a palavra whisk(e)y deriva da palavra usquebaugh e significa “água da vida”, já que a destilaria começou a ser feita no intuito de encontrar o elixir da vida.

Hoje em dia, é possível encontrar várias subcategorias da bebida que apresentam estilos diferentes. Alguns exemplos são: Bourbon, Irish, Tennessee, Canadian e Scoth. Cada um é feito com a orientação e a regulamentação do governo do país de origem. Nesse sentido, cada tipo apresenta suas características particulares.

Qual é a controversa que existe em relação ao assunto?

Normalmente, para os leigos, a diferença entre as palavras whisky e whiskey nada mais é do que a grafia. No entanto, os apreciadores da bebida acreditam que são palavras semelhantes, mas que representam dois distintos grupos do destilado.

Além disso, é possível questionar sobre, por exemplo, um morador canadense escrevendo a respeito de um whisk(e)y americano ou um morador escocês escrevendo a respeito de uma bebida da Irlanda. Como eles reagiriam? Embora isso possa não ser tão significante, a grafia é de extrema importância para os apreciadores.

E quanto à palavra uísque?

Já a palavra uísque é a grafia utilizada em muitas partes do Brasil para substituir a palavra whisk(e)y. Nesse caso, a ortografia é utilizada de uma maneira universal, ou seja, sem diferenciar os tipos de bebida e a maneira como ela é tradicionalmente escrita.

Qual a solução para a dessemelhança de palavras?

A diferenciação, de uma forma mais explícita, entre as palavras ocorreu por meio do jornal New York Times. No passado, sempre que havia matéria sobre a bebida, a palavra era grafada do jeito americano, ou seja, com o “e”, independentemente de onde o destilado era confeccionado.

Todavia, com um número elevado de reclamações, o jornal passou a diferenciar as palavras. Assim, bebidas produzidas na Irlanda e nos Estados Unidos seriam escritas com a grafia de whiskey, enquanto os produtos produzidos no Japão, na Escócia e no Canadá seriam chamados de whisky.

Pronto, agora você já sabe a diferença entre whiskey ou whisky! Não se esqueça de que as duas grafias estão corretas, entretanto, são bebidas produzidas em distintos países. Aproveite as informações e, sempre que for tomar a bebida em recepções junto a amigos e familiares, lembre-se das diferenças!

Se você gostou do nosso artigo, confira as opções de copos de whisk(e)y que separamos para você. Até a próxima!

Deixe seu comentário!